SAÚDE MENTAL IN VOGA
Pixabay

SAÚDE MENTAL IN VOGA

“Ainda hoje, se alguém está com febre é considerado doente, mas se está triste é considerado saudável. O tratamento psicanalítico ainda nos parece um luxo, enquanto o da pneumonia, uma necessidade” - Domenico de Masi (2000).

Ao ler o trecho acima no livro O Ócio Criativo, pensei a respeito do lugar que a Saúde Mental vem ocupando na sociedade. Mesmo após ter se passado vinte anos desta afirmação, acredito que ainda existe um estigma atrelado às doenças psíquicas ou mal estar emocional nos dias atuais.

Já avançamos muito no que diz respeito à desmistificação do atendimento psicológico/psicanalítico que no passado era considerado uma terapêutica para “doidos” (no sentido pejorativo do termo), o que dificultava a busca por ajuda e tratamento.

Porém, a pandemia do novo coronavírus jogou luz sobre a temática da Saúde Mental, colocou in voga o assunto que consequentemente será tratado de outra maneira quando a crise de saúde passar. Vejo diariamente nas redes sociais e nas mídias vários posts, debates, entrevistas, lives e artigos sobre tal assunto e sua importância na vida de todos. O isolamento social, o medo, as incertezas e a realidade vivida por cada um de nós trouxe a tona várias emoções antes “desconhecidas”, o que gerou uma necessidade de ser falado e compartilhado. E o que me parece mais intrigante: a Saúde Mental é tratada em canais diversos que comunicam originalmente outros temas como moda, economia, arquitetura, dentre outros. Ou seja, se tornou um conteúdo comum a todos e consumido por muitos devido a sua importância no cenário atual.

Muitas pessoas passaram a entender que SAÚDE não se limita ao físico, ela engloba os âmbitos bio-psico-social, ou seja, no conceito e na prática de saúde estão implícitos o FÍSICO, o MENTAL, o SOCIAL, definição já considerada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) há alguns anos. É preciso sempre considerar esta tríade, pois uma delas comprometida desestabilizará as demais em diferentes níveis a curto, médio ou longo prazo.

Ter acesso às informações e a consciência sobre os sentimentos irá auxiliar no autoconhecimento e permitirá que cada pessoa tenha a possibilidade de aos poucos ter contato e sensibilidade para acessar suas emoções e mais do que isso, possa saber o momento de buscar ajuda psicológica e/ou psiquiátrica. Isso ajudará na prevenção do agravamento dos quadros psicopatológicos.

A comunidade, diante de tanta informação sobre Saúde Mental disponível, acessível e com grande alcance, estará mais atenta aos sinais e sintomas emocionais, o que se faz fundamental em todos os momentos da vida, principalmente nos cenários mais conturbados. Estamos em um caminho positivo e assertivo para a melhoria do sistema de saúde no Brasil e no mundo, o que inclui a valorização da Saúde Mental, uma vez que passa aos poucos a ser mais reconhecida pelas pessoas e considerada tão importante e necessária quanto à saúde física, já que ambas integradas ao aspecto social formam uma única concepção de SAÚDE.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Gabriela Travizani Prado

  • OUVIR: A HABILIDADE DO FUTURO

    OUVIR: A HABILIDADE DO FUTURO

    Podemos pensar que OUVIR é algo que fazemos de maneira automática, pois faz parte de um dos sentidos inatos do homem…

  • APTIDÃO

    APTIDÃO

    Somente quem vivencia a realidade dentro da área assistencial de um hospital sabe a profundidade de tudo que estamos…

  • DESIGN THINKING DE SERVIÇOS NA GESTÃO DA EXPERIÊNCIA DO PACIENTE

    DESIGN THINKING DE SERVIÇOS NA GESTÃO DA EXPERIÊNCIA DO PACIENTE

    Quando pensamos em Experiência do Paciente, várias diretrizes e ferramentas são importantes na estratégia de melhoria…

    2 comentários
  • DESACELERAR?

    DESACELERAR?

    Um tema que tenho me deparado nos últimos dias em algumas leituras e que me chamou a atenção foi a valorização do tempo…

  • JANELAS DA ALMA

    JANELAS DA ALMA

    Em tempo de uso de máscara como equipamento de proteção individual, a comunicação passa a ser estabelecida pelo olhar…

  • CUIDADO CENTRADO DURANTE A PANDEMIA?

    CUIDADO CENTRADO DURANTE A PANDEMIA?

    Quando falamos em CUIDADO CENTRADO NO PACIENTE, em linhas gerais, são considerados alguns pontos principais que terão…

  • IMPACTOS PSICOLÓGICOS NA PANDEMIA

    IMPACTOS PSICOLÓGICOS NA PANDEMIA

    Diante de um cenário de crise a nível global, uma das maiores consequências é o impacto psicológico que abrange grande…

  • A ERA DA EXPERIÊNCIA

    A ERA DA EXPERIÊNCIA

    No mercado atual, satisfazer as necessidades do cliente não é mais algo surpreendente, o esperado passa a ser os…

  • A SAÚDE MENTAL COMO DIFERENCIAL NO MEIO CORPORATIVO

    A SAÚDE MENTAL COMO DIFERENCIAL NO MEIO CORPORATIVO

    Quando se pensa em saúde corporativa, surge a ideia do setor de Saúde Ocupacional, exames periódicos, controles…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos