Por que não, RH?!
Com o fechamento do 3ºTrimestre de 2020, vimos que a curva econômica global começou a reagir. Porém o comportamento social ainda é instável, pelo grande receio e incertezas em relação à pandemia, se teremos um aumento de casos ou não.
O ponto de reflexão é: qual a expectativa do mercado pós-COVID-19? Como as organizações planejarão a sua estratégia para este cenário Pós-COVID?
A crise impulsionou algumas tendências fazendo com que o futuro seja AGORA! Portanto, é mais do que necessário nos prepararmos para ele. A retomada será rápida para alguns segmentos que foram impactados positivamente com a aceleração digital, novos conceitos, formas de trabalho e novas abordagens organizacionais.
No artigo da McKinsey, “As you return from the summer break, can you lead toward a COVID-Exit?”, eles indicam que as organizações façam três ações para a retomada do seu negócio:
1. Adicione uma perspectiva positiva para o seu planejamento de 2021
Para algumas empresas 2021, será muito melhor que 2020. Não somente pelo retorno da economia e maior controle da pandemia, mas sim pela crise ter reduzido alguns custos, impulsionou novos modelos de atuação e a aceleração digital. Algumas tendências foram antecipadas, preparando melhor as empresas para o cenário pós-crise.
2. Ancore 2022 em sua trajetória de 2019 e não 2020 e 2021.
Apesar de tudo tender para uma melhora do cenário em 2021, ainda teremos algumas instabilidades. Porém há necessidade de ancorar o seu planejamento em estrutura mais sólida e o ano de 2021, marcará essa transição de onde estamos hoje para aquele futuro mais previsível.
3. Lance todas as iniciativas agora para colocar seu negócio no caminho certo.
As empresas que resistiram melhor às crises anteriores interviram rapidamente, antecipando algumas estratégias como: avaliação do potencial de negócio, transformação do portfolio e digital.
2021 será o ano de investimentos, reajustes das transformações necessárias pela pandemia e inovação. Para ai sim colocarmos tudo no eixo, se isso é possível, para 2022.
A pergunta que fazemos para você, RH, é por que não pegar essas informações, internalizar para a sua área e pensar o que podem inovar?
- Pensar qual o potencial de negócio da área do RH?
- Qual a perspectiva positiva para o planejamento de gente para 2021? O que a área conseguirá proporcionar nesse cenário de retomada?
- O que precisa ser transformado no portfólio do RH?
- O quanto e como estão atualizados para a tal transformação digital?
- Quais iniciativas podem lançar hoje que apoiarão a estratégia da companhia para a retomada do negócio?
Durante o programa do HIT RH2021 falamos sobre a importância do RH estar antenado com as tendências do mercado, adquirir conhecimento que vai além dos subsistemas da própria área e desenvolver suas habilidades pautadas para a necessidade do futuro. Sendo assim possível aumentar o seu leque de repertório.