Por que se tem falado tanto sobre qualificação profissional?

Por que se tem falado tanto sobre qualificação profissional?

Temos visto notícias sobre a dificuldade que as empresas estão tendo para contratar funcionários e, de acordo com a pesquisa realizada pela Great Place at Work, o principal motivo é qualificação. Para entender um pouco desse cenário, precisamos olhar para trás, primeiro, os avanços tecnológicos e a transformação digital exigem novas habilidades. Outro fator são os aspectos emocionais que a pandemia gerou nas pessoas. A inteligência mental se tornou uma das soft skills mais importantes, além disso, algumas pessoas começaram a reavaliar seu propósito e estão optando em fazer mudanças na carreira para conquistar mais qualidade de vida. Então, como podemos lidar com isso?

Primeiro, no caso das empresas, é importante investir em uma cultura organizacional sólida e que comunique bem os seus valores para todos. Os funcionários querem estar em um lugar que compartilha dos mesmos valores que eles, se isso não estiver claro, haverá pedidos de demissão. Isso leva a outro ponto que é a liderança. Os líderes são peças-chave em todo o processo, uma vez que são responsáveis por comunicar os valores e a missão da empresa para o seu time e, também, por ser aquele que está próximo das pessoas no dia a dia. Um líder que age como exemplo, está presente quando é necessário, mantém um ambiente emocionalmente seguro, certamente terá a equipe engajada pelos mesmos objetivos. As empresas precisam investir em treinamentos para a liderança e fortalecer uma cultura que inspira a todos.

Ao se ter uma boa compreensão da cultura, logo, é mais fácil saber as competências necessárias para que todos atuem em sintonia. Dessa maneira, a gestão por competências é uma grande aliada para o desenvolvimento dos funcionários, guiar as pessoas no próximo passo da carreira e contribuir na contratação de novos talentos. Do outro lado, também é importante que as pessoas sejam protagonistas da própria carreira e busquem desenvolver as habilidades necessárias. Além disso contribuir para o seu autoconhecimento, ajudará o funcionário a ser o tipo de pessoa que todas as empresas desejam ter em seu time.

A partir dessa qualificação, consequentemente, os resultados e objetivos do negócio serão positivamente impactados e os próprios funcionários poderão ter mais segurança sobre sua atuação e saber que é um profissional que todos desejam contratar.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Valeria S.

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos