Por que seguir padrões ?
Compartilhando algumas lições simples mais altamente positivas:
Até hoje acredito que os alpinistas assim como os empreendedores não são pessoas que assumem tantos riscos, porque eles são treinados, planejam e se preparam para exercer essa atividade e aprendam a lidar com as contingencias, quando elas aparecem.
Existem dificuldades de percurso, é claro, porem existe a programação de uma nova estratégia no caso de adversidades, para sair de algum imprevisto.
Se você decide que não há alternativas e se compromete de verdade é impressionante como pode convencer a si mesmo e aos outros que é capaz de fazer qualquer coisa.
Uma nova empresa pode surgir do fracasso. Por algum motivo não conseguiu atender de forma adequado a determinado nicho de clientes. Podemos apresentar o exemplo de uma empresa que fabricava um produto como uma corda que para muitos alpinistas tem como maior valor a capacidade de resistir á abrasão no contato com as arestas de pedras e não devido ao design arrojado, material empregado ou sua forma de apresentação.
Talvez o valor mais óbvio de um produto para alpinismo seja o fato de ele poder salvar a vida de um alpinista e neste caso deve-se dar ênfase a segurança em todos os produtos utilizados por eles e fabricados ou comercializados por vc. A confiança que as pessoas depositam nestes produtos e a segurança influenciam os alpinistas a comprarem os equipamentos daquela empresa que consegue demonstrar estes atributos.
Os ônibus em Hong Kong cumpriam sua missão principal de levar os clientes de um lugar para outro. Eram de uma só companhia e com o tempo começaram a se desgastar e não conseguiam nem subir as ladeiras em tempo hábil e adequado, sendo assim os clientes começaram a reclamar e a empresa ao não aceitar as demandas exigidas abriu a oportunidade para que o Governo resolvesse fazer uma concorrência surgindo desta oportunidade uma nova empresa oferecendo ônibus com ar condicionado, fazendo os percursos em menor tempo e rota mais planejada. Quem conquistou mais clientes?
Imagine uma mãe após o parto e tendo que cuidar do recém-nascido. Uma empresa na área de saúde, vislumbrou uma oportunidade de oferecer serviços a domicilio por um custo menor do que uma estadia em hospital. Ela percebeu que mais planos de saúde e hospitais estavam exigindo menor tempo de estadia algumas vezes dispensando as pacientes antes do prazo devido e neste caso criando algumas dificuldades adicionais para os familiares e a própria mãe. A empresa planejou, executou e ofereceu um serviço de 24 horas de assistência doméstica ajudando a nova mãe nos afazeres com o bebe. Durante quinze dias na fase mais crítica, tinha pessoal altamente qualificado oferecendo segurança e credibilidade a um serviço percebido de forma emocional sendo assim entregando mais valor para a paciente.
A reação a uma demanda pode ser o sucesso de uma empresa. Qual o segredo? A empresa não só sabe o que seus clientes já querem como também pode prever o que eles irão querer. Um artigo científico, em uma revista conceituada, pode ser a “dica” para se produzir determinado produto, como por exemplo, a discussão sobre as propriedades genéricas do hormônio melatonina, a empresa já estava produzindo, assim como quando a empresa soube de descoberta negativa do betacaroteno retirando-o preventivamente das prateleiras. Prever e responder as flutuações na demanda são ações importantes para um plano de marketing bem sucedido e alavancando desta forma valor para o cliente.
Se saladas estão em moda, o que os consumidores querem? Muita variedade e sabor, mas sem trabalho. Como não tem tempo para cortar, fatiar e preparar querem que outra pessoa faça isso. O que alguns mercados fizeram? Começaram a vender verduras e legumes prontos para consumo e kits de saladas e porções embalados de molhos, queijo ralado, croutons ou ingredientes mais exóticos para uma pessoa ou porção para duas pessoas. Rápido, prático e higiênico é o preferido de solteiros e casais sem filhos.
Quando vc desenvolver um produto ou serviço pense nas maneiras como eles podem ser vendidos e de que forma são utilizados criando valor para seus usuários. Algumas vezes é tão simples e eficiente que vc busca pensar no mais complicado e ,justamente por este vício, pode não atingir o resultado esperado.
O mais difícil é quebrar padrões de pensamento e lógicas que muitas vezes beneficiam a empresa líder, o escritor mais importante e ou formador de opinião que através da palavra e ou estratégias influencia na forma como pensamos.
O segredo é ter coragem, ousadia de pensar e agir diferente.