Por que vale a pena tomar crédito em época de inflação alta?
Em situações de crise, que levam ao aumento da inflação e à redução do faturamento dos empresários, é preciso adotar soluções práticas e rápidas para resolver necessidades emergenciais. Uma delas é a tomada de crédito, que garante a manutenção do capital de giro da companhia e funciona como uma alavanca para os negócios, mesmo em um contexto econômico desfavorável.
Mas é importante deixar claro que, em época de inflação alta, deve-se evitar o crédito com foco na expansão da empresa, porque há uma diminuição da atividade econômica e, consequentemente, da expectativa de investimentos futuros. Nesse caso, é fundamental que o empresário privilegie o empréstimo para capital de giro, que independe do momento econômico e sempre estará disponível, pois faz parte de um contexto mercadológico.
No entanto, em tempos de crise, esse produto, que é sustentado por parcerias de crédito e ultrapassa 90% da demanda de pequenas e médias empresas de todo o país, acaba encarecendo. Isso acontece porque a taxa referencial acompanha o ritmo inflacionário, elevando os juros, e, como sempre, quem arca com o pagamento do valor excedente é o consumidor final. Mesmo assim, vale apostar nesse tipo de empréstimo.
A democratização do acesso ao crédito
Para os empresários que precisam de crédito, o segredo é fazer uma pesquisa cuidadosa das opções disponíveis no mercado e ter à disposição um leque de parceiros. Nesse sentido, o marketplace de crédito ajuda bastante, porque ele traz diversas soluções de diferentes financiadores, que atendem às necessidades das pequenas e médias empresas, com velocidade e preço competitivo.
Isso é o que eu chamo de democratização do acesso ao crédito, ou seja, qualquer companhia, independentemente de seu tamanho, terá as mesmas chances e o mesmo acesso a todo tipo de financiador. Mas para ser tomador de crédito, o empresário precisa fazer seu dever de casa e depender o mínimo possível do capital de giro para pagar suas contas primárias.
Depois, ele precisa procurar uma plataforma tecnológica que viabilize seu acesso aos sistemas Open Banking e Open Finance, que vão ajudá-lo a encontrar todos os parceiros para o negócio da empresa. O último ponto de atenção é definir o melhor produto de crédito que será solicitado dentro da plataforma. Nesse caso, a antecipação de recebíveis pode ser uma boa opção para quem tem demanda de capital de giro de curto prazo.
Nesse tipo de crédito, o empresário não compromete seu fluxo de caixa a juros crescentes nos meses posteriores e garante um baixo risco de endividamento, pois vai adiantar um valor que está prestes a ser pago. Como os bancos costumam dificultar a oferta de crédito para pequenas e médias empresas em tempos de crise, realizar uma antecipação de recebíveis em um marketplace de crédito é uma solução estratégica para manter a boa gestão financeira da empresa.
Recomendados pelo LinkedIn
Mais rapidez e menos burocracia
No final das contas, o ideal é você ter o produto certo, no momento certo, a um preço justo. Na Finplace, por exemplo, nós conectamos o cliente com diversas instituições financeiras, em uma única plataforma, e exigimos uma documentação mais enxuta. Dessa forma, garantimos uma análise de crédito mais automatizada e realizamos a transação de forma rápida e sem burocracia, pois os riscos para o provedor de crédito são menores.
De maneira geral, a facilidade da conexão tecnológica, de encontrar tudo em um único lugar, aliada à cultura centrada no cliente e à valorização do tomador de crédito trazem um nível de empoderamento muito grande para o empresário. Por isso, o marketplace de crédito vem se tornando uma opção cada vez mais vantajosa, pois multiplica a capacidade de negociação dos empreendedores, o que não acontece nos bancos convencionais.
Na Finplace, eu percebo que os nossos clientes valorizam a praticidade e a navegação na plataforma, ao mesmo tempo em que se sentem confortáveis e confiantes, porque conseguem controlar as transações financeiras e têm certeza de que estão fazendo o melhor negócio naquele momento. Além disso, eles entendem que o propósito da empresa não se resume a apenas ganhar dinheiro, mas sim democratizar o acesso ao crédito.
Não tenha medo da mudança
A mudança para o novo é sempre difícil, mas geralmente é para melhor. Muitas vezes, a necessidade de mudança é óbvia, mas mesmo assim os empresários preferem manter o contato com o antigo gerente, porque sempre estiveram acostumados à dinâmica tradicional de solicitação de empréstimo. Eu consigo entender essa postura, mas é preciso refletir sobre o custo de não aceitar o novo modelo de tomada de crédito.
No caso do empreendedor, o preço a pagar é alto, tanto em dinheiro quanto em oportunidades. Na verdade, não se trata apenas de valor financeiro, mas de valor emocional e físico, que impedem o empresário de dar atenção total ao seu core business. Por isso, em época de inflação alta, é preciso controlar os gastos, buscar o menor crédito possível e reduzir todas as despesas ordinárias, assim como o custo da operação.
Você não deve correr do crédito. Muito pelo contrário. Diante do contexto atual, é preciso reforçar o capital de giro para alavancar os negócios. Portanto, antes de tomar uma decisão sobre o tipo de empréstimo mais adequado para o seu momento, compare com atenção os benefícios oferecidos pelo marketplace de crédito, que hoje é a fonte de empréstimo mais vantajosa para pequenas e médias empresas.
Diretor Executivo I Presidente
2 aGostei muito desse post, Felipe Avelar Muito obrigado por compartilhar conosco essa matéria importante!
Diretor de Investimentos | CVC | Banking as a Service
2 aPor que vale a pena tomar crédito em época de inflação alta?