Por que voltarmos a falar do “Outubro Rosa”?
A temática do “Outubro Rosa” ganhou ênfase nos anos 90, nos Estados Unidos, com a intenção de chamar a atenção para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e o movimento ganhou força ao redor do mundo.
No Brasil, o “Outubro Rosa” já faz parte do calendário de ações de saúde pública. A ideia é simples: informar e incentivar as mulheres (e os homens também, já que eles podem desenvolver câncer de mama, embora seja raro) a realizarem o autoexame e exames clínicos regulares, como a mamografia. Quanto mais cedo o câncer for detectado, maiores são as chances de sucesso no tratamento. A união de forças pode amplificar a mensagem de que o cuidado com a saúde da mulher vai além do autoexame de mama, englobando também a prevenção do câncer de colo de útero.
Diante disso, para complementar as ações do “Outubro Rosa”, é fundamental também promover a conscientização sobre prevenção do câncer de colo de útero. O movimento de prevenção inclui a importância do exame Citopatológico do colo do útero (Papanicolau/Preventivo), que deve ser feito regularmente para detectar alterações nas células do colo do útero. Além disso, a vacinação contra o HPV é uma ferramenta essencial para prevenir esse tipo de câncer.
E por que voltarmos a falar anualmente do “Outubro Rosa”? Porque não se trata apenas da prevenção, mas também de um momento de apoio às pessoas que estão passando pelo tratamento e para as suas famílias. Assim, o movimento também promove o autocuidado e o bem-estar, como realizar check-ups regulares, manter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas. Hábitos que podem ajudar na prevenção da doença!
Recomendados pelo LinkedIn
Sobremaneira, durante o “Outubro Rosa”, é um excelente momento para lembrar a importância da saúde integral da mulher, incentivando exames regulares, vacinação e o autocuidado. O conhecimento é uma das melhores formas de prevenção e juntos, podemos fortalecer a luta contra o câncer.
Aproveite o “Outubro Rosa” para priorizar o cuidado com a saúde. Mesmo com a vida corrida, reservar um tempo para os exames é fundamental, afinal, amor-próprio também é sobre se cuidar!
Sthefany Martins