Porque é tão difícil contratar e manter bons profissionais de tecnologia?

Porque é tão difícil contratar e manter bons profissionais de tecnologia?

Uma das coisa que eu mais ouço de recrutadores que me procuram com vagas é que é difícil contratar bons recursos de tecnologia! Em contrapartida qualquer líder de desenvolvimento ou gestor da área vai te dizer que é muito difícil manter os bons profissionais contratados!
Porque isso acontece?

O que é um bom profissional de tecnologia?

Isso depende da cultura da sua empresa, eu passei por empresas aonde bom profissional era o que entregava rápido suas tarefas e agradava o cliente interno, ou externo, como também em alguns lugares o bom profissional é o que entrega o projeto da maneira desenhada fechada, não fica discutindo o modelo. Então na minha opinião o correto não seria usar o termo bom profissional, mas profissional alinhado com a cultura da empresa.

Então porque é tão difícil recrutar profissionais de tecnologia que se alinhem ao perfil da sua empresa?

Em primeiro lugar o erro está na maneira como as vagas são postadas, frases do calibre "remuneração de acordo com o mercado", ai você encontra uma vaga de desenvolvedor sênior pagando R$ 3.000,00, ou "somos uma empresa jovem que busca a inovação e estar alinhada com as tecnologias mais avançadas" e ao conversar na entrevista técnica o entrevistador solta que a empresa usa SVN e PHP 5.0!

Consultorias e testes anacrônicos!

Acho que as consultorias de RH tem uma tarefa importantíssima, no que diz respeito a traçar o perfil do candidato, como ele vai se comportar na sinergia da sua equipe, mas ao mesmo tempo o recrutamento técnico é fraco!

Quem já não fez aquelas provas aonde a pessoa verifica como você faz uma query, responde umas funções, ou mesmo faz um monte de algoritmo de pesquisa e ordenação! Ou para a galera de infra, levanta-se um serviço ou resolve-se uns problemas batidos!

É isso que define quem é bom tecnicamente? Se valoriza a resposta pronta, não a capacidade do profissional achar a resposta a um problema que ele não conhecia.

Como manter um profissional alinhado.

Comunicação é a palavra, quando esse profissional foi contratado você assumiu compromissos com ele de salário, de funcionamento, de horário etc. muitas vezes profissionais se ressentem da quebra desses compromissos.

Um exemplo clássico é a famosa jornada flexível, que normalmente transforma-se em Se precisarmos que você trabalhe horas a mais, você fica, mas se você chegar tarde vai ouvir.

Ou o plano de carreira, poucas empresas tem métricas claras para aumentos, ou mesmo não dão feedbacks! Imagine-se trabalhando em uma empresa, que nunca te diz se você está no caminho certo, você não sabe o que fazer para melhorar a sua visibilidade e suas condições na empresa. Ora se você quer um salário maior e a vaga aparece fora da empresa, porque não? Afinal, na empresa aonde você está você não sabe o que fazer para crescer!

Por isso é tão importante manter a comunicação, para que você saiba o que as pessoas sentem em relação a sua empresa e eles saibam o que a empresa espera deles. Sem isso o profissional que mantém seu principal sistema pode dar o fora a qualquer segundo!

Pessoas tem ambições, lembre-se sempre disso!

Pessoas tem ambições, elas querem crescer e evoluir, você tem de manter isso em mente, assim você deve sempre mostrar que o próximo passo na carreira está logo ali, e que há uma recompensa!

Isso mantém o seu empregado motivado porque ele quer a recompensa, mas você precisa ser claro e justo, de nada adianta dizer, olha se você me entregar esse projeto você terá um aumento e quando o projeto for entregue a promoção não vir e você mandar uma desculpa!

Melhor se comprometer com metas possíveis, que vão construir um sentimento de confiança e que vão fazer com que as expectativas sejam cumpridas.

Espero ter sido útil.

William Azevedo

Desenvolvedor .Net SR | Segurança do Trabalho

9 a

Ótima colocação Alexandre, infelizmente é isto mesmo que está acontecendo, as vezes você passa por alguns testes que muito das vezes é o que vale a vaga, e agente sabe que no mundo real nao é aquilo que te faz um bom profissional!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Alexandre dos Santos Andrade (MSC)

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos