Porque alguns líderes relutam em desenvolver as suas equipes - parte 1 (falta de tempo)

Porque alguns líderes relutam em desenvolver as suas equipes - parte 1 (falta de tempo)

Nos últimos dias eu tenho pensado muito neste assunto. Observando o comportamento dos profissionais, percebo que existe uma situação muito interessante: alguns lideres reconhecem a importância do desenvolvimento de suas equipes, os apoiam e os auxiliam nesta caminhada; outros, apesar de reconhecer a importânicia, não se vêem como os responsáveis por cuidar do desenvolivmento das pessoas que atuam sob suas gestões; por fim, existe ainda um terceiro grupo que realmente não está interessado em desenvolver pessoas, por achar que é um "trabalho perdido".

A partir de minhas observações, identifiquei alguns grupos, ou causas, que vou compartilhar nas próximas publicações:


Parte 1: Líderes atarefados demais para conseguir cuidar do desenvolvimento de suas equipes

Uma das respostas mais comuns que encontramos é: "A operação me consome muito tempo, com muitas ocorrências e demandas a serem realizadas. Eu acho o desenvolvimento importante, mas infelizmente não tenho tempo para isso".

Algumas ferramentas essenciais da gestão de pessoas, como GESTÃO DO TEMPO e DELEGAÇÃO são a solução para esta questão.

O líder que não tem total controle da gestão de seu tempo, com certeza não consegue, ou tem grandes dificuldades para absorver novas demandas da empresa em sua rotina diária. É preciso organizar agendas, tempo & movimentos, prioridades e demandas, de forma que ele tenha a capacidade de administrar novos desafios, assim como não consegue negociar adequações de prazos de entregas com seu gestor e sua empresa.

A delegação é outra atividade importante para o líder que tem seu tempo comprometido pelo alto volume de demandas operacionais. Saber delegar atividades específicas para membros preparados de sua equipe é um gerador importante de tempo em agenda. Importante lembrar que delegar não significa "delargar" atividades, ou seja, o membro de sua equipe que receberá a atividade deve ser preparado, orientado e, principalmente, acompanhando durante o processo de desenvolvimento.


Lembrete: Um líder de alta performance é aquele que sabe incluir em sua rotina o importante papel de desenvolvedor de suas equipes, administra seu tempo com qualidade, negocia prazos, delega com maestria e entrega suas demandas sem "se desculpar".

No próximo artigo falarei sobre o líder que acredita que o desenvolvimento de pessoas é papel exclusivo do RH.



Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos