Potencialize seu cérebro em 5 passos
O mundo teve que se adaptar nos últimos 18 meses. As mudanças que vieram em escala global afetaram a vida de todos nós em diversos aspectos. A capacidade de adaptação a novos processos de pensamento e novos comportamentos em uma ambiente de mudança é chamada de flexibilidade cognitiva.
A verdade é que ficamos estressados e cansados de tantas mudanças. Porém, já entendendo que elas sempre existiram e continuarão acontecendo podemos melhorar nossa performance e ajustar estratégias.
Especialistas ouvidos pela Forbes aconselham fazer pequenas mudanças na rotina como uma forma de criar novas conexões neurais e mostrar mais resiliência, ou seja, melhorar nossa capacidade de encarar as mudanças.
Veja aqui algumas dicas rápidas - que eu já vou começar a fazer hoje mesmo :)
1. Mude as coisas. Pensar "fora da caixa" pode gerar novas conexões neurais
Ãh? Especialistas sugerem: tente pegar um caminho diferente para o trabalho, altere sua rotina de exercícios ou use a outra mão para realizar uma tarefa diária aos poucos você começa a construir essas mudanças na "cachola".
2. Pegue a estrada menos percorrida
Por exemplo, em vez de usar um sistema de navegação para guiá-lo até seu destino, retire um mapa e trace seu curso no papel. Ou seja, põe a "cuca" pra funcionar!
Recomendados pelo LinkedIn
3. Experimente algo novo
Buscar novas atividades que envolvam nossas mentes e corpos de maneiras criativas, como linguagem, música, dança e arte, tem um efeito especialmente positivo na flexibilidade cognitiva.
4. Aplique o contexto, mude a perspectiva!
Se você deseja fortalecer a maneira como aplica seu conhecimento, ensine-o. Explicar um conceito ou ideia força você a reformular as informações de uma forma que as torne compreensíveis para outras pessoas.
5. Abrace a diversidade
Se exponha a diferentes personalidades, perspectivas e culturas. Como? Vá a lugares diferentes de sua rotina ou meio habitual, converse com pessoas diferentes veja por novas perspectivas.
Eu já comecei minha mudança, resumindo essa reportagem para você e fazendo algo diferente em minha rotina.
Bora?!