O controle de de ordens de serviço no ERP
Damas e cavalheiros, como vem ocorrendo todas as semanas, hoje eu decidi abordar um assunto extremamente importante com vocês.
Falaremos sobre o controle de ordens de serviço no ERP, afinal, ainda existem muitas empresas ultrapassadas neste quesito.
Você sabia que ainda é comum a realização do controle dessas ordens de serviço de forma analógica?
Exatamente, existem negócios que emitem as conhecidas "OS" na base de papel e caneta.
Em plena era digital, é praticamente inadmissível que a sua ordem de serviço não esteja em um sistema de gestão, integrada com todos os serviços do ERP, disponível mobile para que você possa conferir o que quiser, quando quiser e onde quiser - de qualquer dispositivo.
A história de um cliente meu
Para te situar um pouco melhor neste assunto, acho interessante que conheça a história de um dos clientes cujo atendemos onde eu trabalho.
Esse cliente está situado no nordeste e, quando tinha cerca de 1400 clientes - pequenos comércios para os quais ele fornece equipamentos - seu corpo de técnicos para atender os clientes girava em torno de 30 a 40 profissionais.
Assim, existia uma métrica estabelecida sobre a relação de quantos clientes cada técnico conseguiria atender. Porém, esta empresa tinha um plano de expansão, visando chegar em 4000 clientes.
Fazendo as contas, a empresa entendeu que precisaria de 130 técnicos para conseguir atender essa quantidade de clientes.
No entanto, a empresa não possuía nenhum software para auxiliar na gestão, tudo era feito de forma mecânica e manual, até que essas ordens de serviço foram incluídas em nosso ERP, com apontamento mobile.
De fato, atualmente nosso cliente conta com 130 técnicos para atender a demanda de seus consumidores - esses que chegam a mais de 11500.
Com a ajuda do ERP, que possui ordens de serviço mobile, ele pôde praticamente triplicar o atendimento aos clientes.
Você também quer alcançar uma alta performance como esse cliente? Confira meu vídeo sobre como alcançar alta performance na gestão financeira com um ERP.
Por que mobile?
Ao fornecer uma plataforma completamente mobile para seus técnicos, você dá uma ferramenta para que ele se torne muito mais produtivo.
Com essa solução, a plataforma utilizada por seu colaborador irá contar com georreferenciamento, permitindo que ele realize o check-in e check-out quando ele tem o contato com o cliente.
Além disso, o técnico pode utilizar a solução mobile para fazer apontamento das peças utilizadas pelo cliente.
Outras vantagens estão atreladas a um ERP mobile, afinal, qualquer serviço apontado pela plataforma será imediatamente ligado às condições do contrato.
Assim - no momento em que aquele serviço é executado - caso ele implique em uma cobrança extra para o cliente ou na troca de alguma peça da máquina fornecida, instantaneamente a plataforma irá acionar o faturamento, para que no momento de fechamento deste faturamento, todas as operações estejam presentes.
Desta forma, o processo se torna extremamente racionalizado, sem a necessidade de visitas irrelevantes dos seus técnicos às empresas parceiras, permitindo também que os gestores das ordens de serviços possam acompanhar em um dashboard todos os eventos que estão acontecendo simultaneamente.
Inclusive, é possível conferir onde está cada técnico, com qual cliente e até mesmo as ações realizadas na plataforma em tempo real, permitindo contato instantâneo do gestor com qualquer um dos técnicos, realizando, de fato, uma gestão moderna.
Como você utiliza a ordem de serviço no seu processo? Me conte tudo sobre suas OS nos comentários e fique à vontade para tirar suas dúvidas.
Caso você queira saber mais sobre o assunto, pode assistir o último vídeo que publiquei em meu canal clicando abaixo.
Gestão Comercial | Gerente de Contas | Executivo de Contas e Negócios | Supervisão Comercial | Vendas Consultiva | Relacionamento e pós venda |
4 aMuito bom! 👏🏼👏🏼👏🏼