Preocupação ambiental: uma urgência dentro das empresas

Preocupação ambiental: uma urgência dentro das empresas

O mundo está de olho na 27ª Conferência do clima da Organização das Nações Unidas (COP 27) que está acontecendo em Sharm El Sheikh no Egito.

No debate todos os países mostram preocupação com a emissão de gás carbono na atmosfera, o que eleva a temperatura do planeta.

O que se discute são formas de como minimizar esse impacto. Vejo que além dos governos, as empresas também possuem um papel central para essa redução.

Afinal, de certo modo, a produção industrial contribui para a degradação ambiental. E ainda que muito já se tenha avançado, há um longo caminho a ser percorrido.

Uma preocupação urgente

A preocupação com o meio ambiente é cada vez mais urgente no cenário mundial, uma vez que cada vez está mais difícil cumprir a meta de subir em apenas 1,5º a temperatura do planeta até 2100.

Se continuar no ritmo que estamos, a expectativa é que teremos um aquecimento próximo de 2,8º até o final desse século, podendo comprometer a vida das futuras gerações.

Por parte das empresas vejo que muita coisa pode ser feita. A principal delas é avaliar os impactos de toda a produção, bem como da cadeia produtiva na sustentabilidade do planeta.

Outro ponto, é deixar um pouco o lucro de lado e focar na produção de bens mais duráveis, uma vez que haverá menos descarte, e menos lixo.

Mensuração da emissão de carbono

As organizações precisam se atentar também em relação à emissão de carbono e de gases de efeito estufa na atmosfera. Existem companhias que emitem mais, e outras que emitem menos gases.

O importante é fazer a mensuração desta emissão com base em inventários que usam ferramentas convencionais. Essa é uma etapa essencial.

Afinal é onde você descobrirá quais são as fontes de emissão, coletará dados, aplicará cálculos e identificará qual o caminho deve ser tomado: redução da emissão ou neutralização.

Como é a neutralização de carbono?

Se a empresa não for capaz de reduzir a sua emissão de gases do efeito estufa, ela pode neutralizar o carbono emitido comprando créditos de carbono de outras organizações.

Um crédito de carbono corresponde a uma tonelada de carbono equivalente (CO2e). As companhias que vendem esse crédito podem obtê-lo de várias formas.

Uma é através da captação do biogás de um aterro sanitário e transformá-lo em energia, outra é preservando florestas nativas, pois essas árvores emitem oxigênio e captam o gás carbono da atmosfera.

Ao gerar esse crédito de carbono pelo uso da energia limpa, essa empresa pode vendê-lo para outra que não consegue reduzir sua emissão neutralizar o que foi emitido.

Portanto, não há desculpas para não criar ações que colaborem com a sustentabilidade do planeta, deixando aqui um mundo melhor para nossos filhos e netos.

Gostou? Então compartilhe este artigo com todos os seus amigos nas suas redes sociais e espalhe essa informação.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos