A pressa de conseguir a carreira dos sonhos
Por Julia Zoculotto
Esses dias estava analisando como passa rápido a vida e como as coisas mudaram de décadas para cá. Vivo comparando as gerações mais atuais como os Millenials e Geração Z com as gerações anteriores, principalmente na questão de mercado de trabalho, rotina e visão de mundo. São completamente opostos, vivem e viveram situações diferentes.
As gerações anteriores prezavam pela estabilidade na vida e também em suas carreiras. Não era comum trocar de profissão, emprego, fazer coisas distintas ao mesmo tempo. O que mudou na geração Millenials com o início da internet, milhões de possibilidades e o imediatismo.
Mas o que eu mais vejo é a pressa dos jovens em conseguir a carreira dos sonhos, de ter a vida pronta até os 30 anos de idade. Inclusive uma pesquisa realizada pela NUBE (Núcleo Brasileiro de Estágios) levantou que aproximadamente 80% dos jovens desejam conquistar uma carreira de sucesso antes mesmo dos 30 anos de idade.
Bom, seria fácil você entrar como estagiário e conseguir um cargo de CEO rapidamente, mas as coisas não acontecem dessa forma, claro que há exceções. O mundo está girando mais rápido, porém algumas coisas vão requerer tempo, dedicação, resiliência.
Recomendados pelo LinkedIn
Admiro as novas gerações que gostam de inovar, são ágeis, buscam investir em conhecimento e trabalhar muito com o que gostam. No entanto, querem ser recompensados imediatamente, não há tempo de espera. Essa fome pelo sucesso por um lado é boa, mostra que são pessoas que sabem aonde querem chegar, mas podem acabar se frustrando com a velocidade do mercado atual, que infelizmente não consegue acompanhar sua pressa.
Sendo assim, você que é jovem, procure desenvolver resiliência, tenha metas sim, mas que seja alcançáveis e procure muito por autoconhecimento. As coisas não vão ser tão rápidas e nem precisam ser, pois cada ser humano tem seu próprio tempo.
Para as empresas e RH’s, a mensagem é, transforme sua organização. Possibilite o crescimento deles, mesmo que a pequenos passos. Consiga reconhecer e bonificar esses jovens de maneira diferente do que já está sendo feito há anos. Inovar a gestão de pessoas para engajar os melhores talentos é que o vai diferenciar organizações de sucesso.
Concorda comigo?