Problemas étnicos e territoriais da Russia
A Rússia tem mais de 2.000 pontos negativos em questões étnicas e territoriais que surgiram durante a era soviética, disse o presidente Vladimir Putin em entrevista na quinta-feira.
"Por suas decisões [de Vladimir Lenin], os grupos étnicos estavam ligados a territórios, e então eles tiveram o direito de se separar da União Soviética. Mas os territórios foram divididos de tal maneira que nem sempre correspondiam e ainda não correspondem com os locais tradicionais de domicílio de qualquer etnia ", disse Putin.
"Os pontos nevrálgicos surgiram imediatamente, e eles ainda existem nas relações entre as antigas repúblicas soviéticas. Além disso, existem 2.000 pontos dentro da Federação Russa", disse o líder russo, acrescentando que "se você deixar as coisas correrem por si só , surgirá um inferno.
Focalizando o papel de Vladimir Lenin na história da Rússia, Putin enfatizou que ele estava agindo "não como um líder de estado, mas como um revolucionário". "Quando falei sobre a história de mil anos do nosso estado, era um estado unitário estritamente centralizado. O que Vladimir Ilyich Lenin sugeriu? Ele não propôs apenas uma federação, mas uma confederação", explicou Putin.
O líder soviético Josef Stalin era contra uma confederação, ele até escreveu um artigo sobre autonomia, mas acabou aprovando a fórmula de Lenin, disse Putin.
"Então, o que conseguimos como resultado? Acabamos de discutir com meu colega ucraniano nossas relações, mas quando a União Soviética estava sendo criada, os territórios russos ancestrais originais, que nunca tiveram nada a ver com a Ucrânia - todo A região do Mar Negro, as terras ocidentais da Rússia - foi para a Ucrânia com uma expressão estranha "para aumentar a proporção percentual do proletariado na Ucrânia", disse o presidente.
Naquela época, a Ucrânia era uma região rural, enquanto as autoridades soviéticas viam os camponeses como representantes da pequena burguesia, desaprovando-os massivamente, explicou.
"Foi uma decisão um tanto bizarra, mas aconteceu. Tudo isso é o legado do edifício do estado de Vladimir Ilyich Lenin e precisamos lidar com isso agora", acrescentou Putin. Os bolcheviques ligaram o futuro do país ao seu próprio partido. "Assim que a festa começou a acabar , o país começou a se desintegrar também", enfatizou.