Procrastinação!
O pesquisador e psicólogo Tim Pychlyl, da Universidade de Carleton no Canadá, estuda esse fenômeno há mais de 20 anos, e revela que para ele a procrastinação é um dos maiores problemas educacionais na atualidade.
Em uma conversa do pesquisador realizada no Youtube (com uma audiência de mais de 230 mil pessoas), Pychlyl explica que a procrastinação pode afetar não só a saúde mental, como a física também.
Praticamente todo fracasso na vida está relacionado a procrastinação.
Mas também é sabido que é impossível acabar com a procrastinação. Procrastinar é adiar a execução de uma tarefa que deveria ser priorizada em um determinado momento oportuno, escolhendo priorizar uma outra tarefa que deveria ser executada depois. Mas por que procrastinamos? Vamos para um exemplo bem comum hoje em dia.
Várias pessoas, inclusive profissionais, querem lançar um produto digital, mas estão procrastinando esse movimento há anos. Todos imaginam que o digital é uma forma de ganhar dinheiro fácil e sabem que devem priorizar esse projeto, reconhecem que isso produzirá um upgrade na sua carreira e vida financeira, mas, mesmo assim, eles procrastinam. Por quê? O que acontece é que toda tarefa que é chata, ou complicada, ou gasta muita energia, ou tem risco de não dar certo, ou risco de produzir críticas (fazer uma live, por exemplo), ou a recompensa é muito lá na frente... tarefas desse tipo produzem mal humor nas suas emoções. Quando esse mal humor surge, o seu cérebro oferece uma outra tarefa que é mais rápida, ou fácil, ou agradável, ou simples, ou que é mais previsível, entrar na rede social, por exemplo. O objetivo do cérebro é livrar você desse sentimento de mal humor, mesmo que isso produza problemas no seu futuro, pois para ele o futuro é abstrato e o agora é real.
A maior parte das pessoas estão buscando resultados imediatos, como na música de Luan Santana, “Escreve aí, num simples estalar de dedos, que eu volto”.
Não se pensa mais a médio e longo prazo, estamos cada vez mais imediatistas, buscando resultados em cada clique que acionamos.
Recomendados pelo LinkedIn
A procrastinação nada mais é do que a má gestão de um estado emocional de desconforto. Toda pessoa improdutiva foge da dor, foge do desconforto. Ela só aceita fazer algo se isso a fizer feliz. Mas esse sentimento de mal humor é totalmente legítimo e aceitável para quem quer ser produtivo. Se você não fizer o que precisa ser feito, vai ser mais uma semana jogado no lixo. Depois mais um mês, um ano, uma década, uma vida. Se você quer ser produtivo e ter resultados, aprenda a enfrentar a dor e o desconforto das tarefas que podem te impulsionar a ter resultados que tornarão os seus dias memoráveis.
Aprenda comigo Otimizando no Tempo, como podemos combater a diminuição da procrastinação com o autoconhecimento.
1. Se perdoando.
2. Criando recompensas maiores do que o bem-estar momentâneo.
3. Cultivando a curiosidade sobre suas emoções.
4. Considerando a próxima atividade.
5. Tornar suas tentações mais inconvenientes. PENSE NISSO!! Namastê. @willermentor.