Procrastinar as vezes faz bem
Em alguns momentos a arte de procrastinas pode ser usado como uma estratégia para alavancar a sua carreira. "Procrastinar de propósito não é nada sobre ser preguiçoso ou desengatada", diz Rory Vaden co-fundador da Texmex Consulting e autor de procrastinar on Purpose: 5 permissões para multiplicar seu tempo .
As vezes colocar as coisas em banho Maria pode te dar tempo para avaliar as coisas. Para aqueles que adoram dar desculpas para a procrastinação, especialistas definiram 3 situações em que procrastinar pode ser proveitoso:
I – QUANDO VOCÊ ESTÁ ENVOLVIDO NUM PROJETO GRANDE
Digamos que você acordou pela manhã e alguém lhe dá um projeto grande para ser executado. Se der o maior gás se empenhando ao máximo você pode entregar em três dias. Mas se você esperar um ou dois dias,o que os especialistas chamam de Inspiração potencial, que as vezes pode surgir uma ideia espetacular para produzir excelentes resultados, quando você está dormindo, tomando banho ou jogando paciência. Pergunte-se se o que deve ser feito precisa ser realmente feito agora ou pode ser deixado para um ou dois dias as frente.
II QUANDO VOCÊ ESTÁ PREPARANDO UMA APRESENTAÇÃO
Grande parte das pessoas passam dias preparando uma apresentação rebuscada e na hora ficam falsos, frios e sem graça fazendo uma apresentação completamente decorada. E outros fazem de último minuto, colocando sua essência sem decorar, com fatos e exemplos da sua experiência. Um estudo recente da Universidade de Bristol dá suporte à ideia de que "dormir sobre o assunto", e não se estressar com o tema, ajuda a consolidar memórias importantes, para manter os pontos-chave.
III PROCRASTINAR SOBRE A DECISÃO DE UMA CONTRATAÇÃO
Procrastinar sobre a decisão de quem vai contratar, por exemplo, na sua empresa pode permitir que avalie melhor as competências de quem estará contratando. Ainda mais se você é uma pessoa que passa uma grande parte do seu tempo tomando decisões. Quanto mais escolhas você faz durante um dia , menos o seu cérebro se aproxima de uma decisão justa, que é o que os especialistas chamam de “fadiga de decisão”. Mas é importante que você não fique vasculhando e procrastinando em detalhes inúteis. Um estudo da Universidade de Stanford e Princeton psicólogos descobriram que sobrecarga de análise sobre fatos inúteis pode alterar o seu processo de tomada de decisão em situações que são realmente importantes.
Então analise bem se procrastinar está sendo realmente algo efetivo para sua vida ou continua sendo desculpas que não produzirão melhores resultados num futuro próximo.