Sente-se à mesa dos que ensinam!
Olá, profissionais!
Nesta segunda newsletter de abril, que fecha nossos artigos este mês, convido você a refletir comigo sobre um tema que vira-e-mexe volta por aqui nos meus textos e diálogos abertos com os profissionais do LinkedIn:
Em qual mesa você se senta?
Esta provocação me cerca há muitos anos, desde que escolhi buscar mais autoconhecimento para transformar a minha vida e me conectar de forma genuína com o meu propósito e com as pessoas ao meu redor. E eu aprendi, tantas vezes pela dor, que algumas mesas não me cabiam e ainda não me cabem.
E aqui não me refiro às pessoas em si, entretanto, o que elas oferecem e agregam em termos de aprendizado e valor para você. Quando não nos conhecemos plenamente, é mais cômodo manter a posição onde encontramos conforto.
Quantas vezes você se sentiu fora da sua pele em alguns lugares ou com algumas pessoas?
Eu já, incontáveis vezes. E não é uma sensação boa. Por já ter vivido muito esse tipo de situação, é algo que me deixa à vontade para debater com você, que provavelmente também já passou por isso. Hoje eu só vou a lugares e me reúno com pessoas com as quais vou aprender de maneira profunda, sobre a vida, sobre trabalho e sobre a fé.
Porém, o crescimento se dá em meio ao incômodo, ao desconforto e à dor. Quanto mais nos conhecemos, mais reconhecemos que não sabemos tudo, que precisamos de outras pessoas para nosso desenvolvimento e de outros desafios para superarmos bloqueios e travas na carreira.
Ao buscar conhecimentos que eu não detinha, encontrei acolhimento, lições não somente para o trabalho e, sim, para a vida e a oportunidade de me conduzir a situações de superação que me amedrontavam.
Sente-se com pessoas que têm como objetivo a partilha generosa de suas percepções, vivências e aprendizados que, quase sempre, vieram a partir de experiências ruins, que causaram dor, mágoa e sofrimento.
Nessas mesas, assentam-se pessoas emocionalmente inteligentes, com alto nível de tolerância à diversidade, à contrariedade e totalmente abertas ao diálogo. Boa parte das mesas às quais nos reunimos em diferentes áreas da vida não proporcionam isso. Portanto, devemos nos manter alertas e vigilantes e não ignorar nossa intuição.
“Identifique como se sente em determinadas situações e com determinadas pessoas.”
Dessa maneira, se desafiar a estar com pessoas que são mais sábias (sabedoria de vida e holística) nos ajuda a entender a essência na comunicação que estabelecemos com os outros, na forma como canalizamos nossa energia, os objetivos que desenhamos para a vida e a forma como manifestamos nossa verdade.
Portanto, gostaria que você refletisse sobre as indagações propostas abaixo:
A vida é curta demais, quando comparamos nosso tempo médio de existência com a idade do universo, somos um grão de areia. Portanto, nosso tempo é o recurso mais precioso que existe. Utilizá-lo com propósito é tudo o que precisamos fazer.
Então, avalie com muita prudência quais são as mesas às quais você se senta hoje, em quais deveria estar sentado e em quais você gostaria de se sentar no futuro. Tem uma palavra bíblica que nos remete exatamente a esse tema que eu trouxe hoje:
Recomendados pelo LinkedIn
“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.”
(Salmos 1:1)
Escolha sentar à mesa dos que nutrem você com paz, conhecimento, verdade e propósito!
Agenda da Mentora
Palestra “Mulheres de Impacto”
No próximo sábado (30/04), encerrando abril, terei a honra de falar para 230 mulheres que compõem uma das maiores cooperativas de reciclagem do Distrito Federal no “Encontro das Mulheres Catadoras”, promovido pela Centcoop/DF.
Quero mostrar a elas que toda a força e poder gerados por este trabalho pode e deve ser canalizado para impactar suas vidas em outras áreas.
As mesas que eu sento…
Ontem (25/04) tive a alegria de me sentar pela primeira vez pessoalmente com meus professores em personal branding, Daniela Viek e Henrique Alexandre, experts internacionais no tema e diretores da Personal Branding Academy, onde orgulhosamente realizei minha formação como estrategista em gestão da marca pessoal.
Tivemos apenas 1 hora e 30 minutos de conversa que valeu por uma verdadeira mentoria e a certeza de que tenho escolhido, ao longo dos últimos anos, me sentar à mesa com profissionais que conduzem seu trabalho como serviço de transformação na vida de outras pessoas. Gratidão!
Formação de Mentores em Portugal!
E está chegando o grande dia do meu embarque para viver minha maior experiência profissional até o momento como treinadora de mentores. De 6 a 9/6/2022 estarei com o time de treinadores da Global Mentoring Group para formar nossa primeira turma de mentores presencialmente após a pandemia.
Ainda dá tempo de participar da turma e fazer parte do nosso time Global! Se você tiver interesse em entrar nesta turma e fazer a formação, me chame por aqui!
E no dia 10/6/2022 teremos o encontro fechado de mastermind com o CEO da GMG, Claudio Brito, para desenvolvimento, troca de experiências e mentoria coletiva entre nós, treinadores.
Precisamos continuar em crescimento para que outros possam crescer!
Eu sou Marcela Brito, Estrategista de Carreiras e Marcas Pessoais e se deseja entender como eu posso contribuir em seu processo de crescimento, acesse minha página sobre carreira!