A PROCURA DO LÍDER PERFEITO-(P-2): O PIOR LÍDER.
Tenho absoluta certeza que o pior líder é aquele que quer liderar. A auto-pressuposição de se colocar a frente de outras pessoas denota uma arrogância que sempre derruba, mais dia ou menos dia, qualquer pessoa. Pode soar estranho, mas a HUMILDADE é a primeira grande característica moral de um líder. E se você, depois de saber disso, está agora a pensar se você é ou não uma pessoa humilde, e por isso, se o seu perfil é ou não de um bom líder, a resposta é: ENTÃO VOCÊ NÃO É! (Pelo menos não ainda).
Charles Mahaney, um líder cristão inglês, diz que "a humildade é a verdadeira grandeza". Nessa linha de pensamento é importante frisar e reforçar que toda pessoa humilde sempre não sabe que o é, e dai isto ser o que legitima sua humildade. E é bom deixa claro que ser humilde não é ser medíocre ou não se impor, mas agir com tudo a sua volta, pessoas e coisas, com o devido respeito. Simples de entender. Difícil de aplicar.
Somente um líder humilde consegue montar e liderar uma grande equipe, pois consegue enxergar pessoas-chave, com habilidades muito maiores que as suas, e entende que isso é positivo, ou seja, que isso não é uma ameaça, mas uma virtude, que além de agregar valor ao projeto, dá oportunidade de seu liderado crescer e o força como líder a melhorar seu próprio desempenho, como em uma competição, não contra seu liderado, mas contra si mesmo.
O pior líder é o líder que deixa de se reconhecer humano e que seus liderados também o são, e que os projetos que ele lidera também são gerados por e para humanos. E ele realmente se torna um "alien" na empresa, onde todos passam a olhar para sua figura como alguém fora de sintonia e tolerável apenas pela posição que ocupa e não pela representação e o valor humano de alguém que se esforça em ser sua melhor versão e em extrair isso de sua equipe, mas sem forçar a barra. O melhor líder é maior que seu cargo. Já o pior líder é aquele que depende do poder impositivo do cargo para conseguir liderar.
(Continua no próximo artigo!)