Procurando emprego? Apenas mostre quem você é
No processo de seleção, não analiso apenas se o candidato possui as habilidades necessárias para a vaga. Considero também, quem ele é e o que o move como pessoa, o seu propósito. Preciso conhecê-lo e entender suas pretensões para além do emprego.
Mesmo analisando trabalhos publicados e referências profissionais, eu não tenho como saber como será seu trabalho no dia a dia, concorda? Minha função como recrutadora é complexa. A credibilidade que o candidato passa durante as entrevistas e as etapas do processo seletivo contam (e muito) na minha decisão e na do seu futuro gestor.
“Mas, Manuela, o que faço para passar segurança em todas essas etapas?”
Não existe uma resposta certa, mas existem ações que podem lhe ajudar a mostrar quem você realmente é. E assim passar essa credibilidade. Trouxe algumas dicas de como passar essa confiança, não só em uma entrevista, mas em todas as vivências profissionais daqui por diante.
Nós queremos sinceridade
Já falei aqui sobre a importância da sinceridade no ambiente de trabalho. Mas de nada adianta ser sincero na entrevista se isso não for um dos seus valores pessoais e você não continuar aplicando-o após a conquista do emprego.
Milhares de currículos passam pelas minhas mãos, muitos deles, pretensiosos. Algumas das características descritas no documento não batem na hora da entrevista.
Portanto, seja sincero. Eu prefiro contratar alguém com pouca experiência, no entanto, verdadeira, do que uma pessoa com muitas experiências e que não haja com sinceridade.
Além disso, ser real em suas afirmações transmite confiança. Mesmo que não seja a resposta mais bonita para o momento.
Um exemplo é quando pergunto sobre defeitos. Seja sincero, fale abertamente sobre eles. Afinal, todos temos. Uma maneira inteligente é falar de suas ações para amenizá-los ou até mesmo eliminá-los.
Conquiste um emprego por meio do desenvolvimento pessoal
Como é quase impossível contratar alguém apenas analisando a qualidade do trabalho, uma das alternativas eficazes é conhecer sua essência.
Existe uma frase que gosto e se encaixa perfeitamente aqui:
“Sucesso é o que você atrai pela pessoa que se torna” (Hal Elrod)
Nós queremos conhecer quem você é e quem quer se tornar. Por isso, muitas vezes perguntamos aonde você quer estar daqui a três ou cinco anos. Afinal, a busca por ser alguém melhor mostra dedicação da sua parte. Para isso, fale como faz para se desenvolver como pessoa.
Existem infinitas maneiras. Cada um personaliza de acordo com sua preferência. Uma das que mais gosto são:
- Autoconhecimento;
- Mudança de hábitos;
- Leituras.
Seus sonhos dizem quem você é
Nas entrevistas de emprego pergunto sobre os sonhos do candidato. Não é por querer saber, de fato, qual o seu sonho, mas sim, visualizar o tamanho dele.
Entender a dimensão, e o porquê dos anseios de quem estou entrevistando, me ajuda a identificar quem é a pessoa que está sentada à minha frente. Assim, consigo ter uma maior certeza de que contratarei alguém que, dentro da Quatenus, terá a personalidade que demonstrou no momento da entrevista.
Quando ouço os propósitos de uma pessoa, visualizo pontos cruciais que determinarão se ela fará parte do time ou não. Falar de sonhos com otimismo demonstra confiança no que acredita. Nesse caso, é esse perfil que quero na equipe.
Um trabalho não deve significar um emprego. Afinal, passamos boa parte do tempo em nossas funções, não é verdade? Tanto é que consideramos a equipe como a segunda família. Por isso, considero primordial contratar colaboradores não apenas pelo trabalho que prestam e são capazes de realizar, mas como pessoas que farão parte da nossa casa, da nossa família.
Agora que chegou no fim desse artigo, quero saber: você já participou de uma entrevista de emprego com essa abordagem mais pessoal? Minhas dicas lhe ajudaram a se preparar melhor? Compartilhe comigo nos comentários, ficarei contente em saber sua opinião e experiências.
Sou Maria Manuela Monteiro, coordenadora de RH da Quatenus Rastreamento e Telemetria no Brasil.
Eu sempre trabalho com cooperação, resiliência e aprendizado que adquiri com as diferentes pessoas que conheci. Acredito no local de trabalho como nossa segunda casa, então, tento torná-lo o melhor lugar possível para estar.
Você pode acompanhar os meus conteúdos também no Blog da Quatenus ou Medium!
Líder de Processos | Logística | Comércio Exterior | Relacionamento com cliente | Treinamento de Equipes | Professor de Inglês
5 aBacana demais Maria Manuela Monteiro suas dicas são eficientes para os desdobramentos de uma entrevista. E a vida profissional como um todo. Passar confiança é importante, mas mais do que isso é demonstrar ser uma pessoa com valores.
Analista da Qualidade na PLANUSI EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS LTDA.
5 aFranciele Neves, Ana Carolina Furlani Leoni
Consultora de Recrutamento e Seleção / Psicóloga Organizacional e Clínica / Consultora de Recursos Humanos / Analista de RH / Recursos Humanos
5 aAcredito tanto quanto você que a parte técnica é importante mas, muito mais importante é sua postura na entrevista. Desânimo e reclamações não irão demonstrar quem você é e o que poderá contribuir para a oportunidade ofertada. Ali é o momento que você pode dizer o que espera, o que sonha, o que quer alcançar, trabalhos legais que você desenvolveu e mostrar valores pessoais (sinceridade, ética, comprometimento e vontade para o trabalho). Excelente artigo.
Gostei desses pontos que falaste Maria Manuela Monteiro, parabéns pelo artigo.
Palestrante | Mentor de Marcas pessoais para carreiras de sucesso | LinkedIn Top Voice e Creator | CEO | Escritor Best Seller | Conselheiro | Personal Branding | Docente | Doutorando | Colunista | Embaixador de marcas
5 aMaria, bacana essas suas dicas.