Reconhecimento: o caminho para engajar colaboradores

Reconhecimento: o caminho para engajar colaboradores

O que lhe motiva a acordar e ir em busca do mesmo propósito todos os dias?

Sua resposta pode ser um bom salário, uma causa ou, simplesmente, aprendizado. Entretanto, aposto que algum dia acordou pensando: “Nada disso faz sentido, ninguém dá o valor que mereço”. Esse é o sentimento que vem da falta de reconhecimento.  

Todos nós sentimos isso ao menos uma vez na vida. Como seres humanos, temos a necessidade de sermos reconhecidos. Não só no âmbito profissional, mas no pessoal também. Quando damos o nosso melhor, desejamos, nem que seja, de um aperto de mão.

“Mas, por que essa carência é tão latente em cada um de nós, Manuela?”. É sobre isso que falo no texto de hoje.

Só estaremos satisfeitos se formos reconhecidos

Você já ouviu falar da Pirâmide de Maslow? Em 1950, Abraham H. Maslow determinou um conjunto de condições necessárias para que um ser humano alcance a satisfação.

Conforme a teoria, nós ficaríamos satisfeitos a partir do momento em que todas as nossas necessidades fossem atendidas. 

Veja abaixo:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Esta hierarquia conta com cinco níveis: 

  • fisiológico 
  • segurança
  • social
  • estima
  • autorrealização

É preciso atender todas as necessidades, de baixo para cima, para que o indivíduo alcance topo da pirâmide. Observe que é no quarto nível, o da Estima, que encontramos o reconhecimento. Nesse ponto, além da aprovação no âmbito profissional, precisamos do reconhecimento da família, amigos e, até mesmo, da comunidade. 

Perceba que só alcançamos a autorrealização se formos reconhecidos. Isso explica muita coisa, não é verdade?

Por que o reconhecimento é tão importante?

O reconhecimento pode acontecer de diversas maneiras. Muitos negócios estão adotando as chamadas campanhas de incentivo. O principal objetivo delas é reconhecer e recompensar os colaboradores pelos seus esforços. 

Daí você pode me perguntar: “Mas Manuela, nem todas as empresas conseguem direcionar investimentos para esses programas”.

Não se preocupe, elas podem reconhecer um funcionário sem gastar nada.

Pense comigo: sua equipe de marketing está há dias tentando resolver um problema e finalmente encontra a solução. É importante, nesse caso, que todos do time sejam reconhecidos. Parabenize-os pela conquista. E acrescento: quando esse reconhecimento é feito pessoalmente, gera empatia, o que se torna ainda mais especial. 

É possível, também, compartilhar o acontecimento com os outros colaboradores através de murais, em eventos da empresa ou com a criação de um canal de comunicação interno (o que acaba estimulando o uso da tecnologia). 

Colaboradores que não são reconhecidos, desmotivam-se. E isso pode trazer consequências, como um pedido de demissão. Por não reconhecê-lo como deveria, você corre o risco de perder alguém excelente, com ótima qualificação e que se dedica diariamente. 

É preciso criar uma cultura de reconhecimento nas empresas.

Se isso não for criado e principalmente, colocado em prática, provavelmente serão nulos os depoimentos como esse:

“Sabe o que é de arrepiar? O chefe chegar em você, apertar sua mão, olhar dentro dos seus olhos e dizer: obrigado, você tornou isso possível”.

Quem disse isso foi a Sara Cristine em uma postagem minha aqui no Linkedin. Ela me fez pensar nessa importância de criar uma cultura de reconhecimento nos negócios, independente do seu tamanho ou segmento.

Comece hoje a reconhecer as pessoas a sua volta

Cada um de nós pode estar em um nível diferente dentro da pirâmide de Maslow, por isso, nos motivamos de maneiras distintas. Mas, a verdade é que todos gostamos de ser reconhecidos por algo que nos dedicamos. Eu pelo menos ainda não conheci alguém que não goste.

E esse agradecimento ou elogio não precisa vir apenas do líder. Você também pode ajudar a reconhecer as pessoas, parabenizando o seu colega de trabalho. Assim, criaremos uma cultura de encorajamento. Essa atitude pode trazer resultados que você nem imagina.  

O reconhecimento é parte da cultura da Quatenus, empresa em que sou coordenadora de RH. Com ele, as pessoas buscam, sempre, o melhor desempenho. Elas lutam para que uma tarefa, por mais que seja difícil, seja resolvida. Tudo isso porque sabem que serão reconhecidas. 

E então, como sua empresa costuma reconhecer os funcionários? E como profissional, já recebeu algum reconhecimento que o deixou entusiasmado? Conte pra mim nos comentários, ficarei feliz em ouvir suas histórias! 

Sou Maria Manuela Monteiro, coordenadora de RH da Quatenus Rastreamento e Telemetria no Brasil.

Eu sempre trabalho com cooperação, resiliência e aprendizado que adquiri com as diferentes pessoas que conheci. Acredito no local de trabalho como nossa segunda casa, então, tento torná-lo o melhor lugar possível para estar.

Se você quer mais dicas de como estruturar sua carreira, convido-o a conferir também os conteúdos no Blog Quatenus!

Sempre tento reconhecer o máximo possível a minha equipe, e com isso incentivando mais ainda o trabalho deles, acho isso primordial. 

Dar reconhecimento aos seus colaboradores é fundamental para dar a ele aquele "gás".

Flávio K.

Corretor de imóveis na cidade de São Paulo.

5 a

Reconhecimento é tudo. Principalmente nos dias de hoje aonde vivemos em um mundo que encara honestidade, dedicação, zelo e assistência como exceção a regra. Convivo com pessoas pautadas pelo "não faz mais que a obrigação" e se encostam em particularidades para justificar o raciocínio.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos