Procurement no Futuro
As oito principais crenças que impulsionam mudanças de paradigma.
Haverá uma função de procurement no futuro?
Embora alguns especialistas acreditem que essa função possa praticamente desaparecer como atividade autônoma, a SAP acredita que seu papel será fortalecido para se tornar um parceiro estratégico e um consultor confiável para os negócios. A redução de custos continuará a ser uma meta importante, mas esperamos que a função de procurement expanda seu estatuto para influenciar de modo notável o desempenho e a inovação nos negócios. Guiados pelas oito crenças a seguir, os CPOs adotarão novas tecnologias, definirão uma estratégia digital clara e reinventarão a estrutura de procurement para impulsionar essa transformação.
- 1- A função de procurement será um fator determinante das metas corporativas e um facilitador da inovação e digitalização dos negócios.
- 2- A função de procurement será o administrador da reputação corporativa e da percepção da marca das empresas, garantindo a existência de uma cadeia de suprimentos sustentável.
- 3- As redes de negócios serão o mercado B2B (empresa-a-empresa) do futuro, permitindo que compradores e fornecedores colaborem com facilidade.
- 4- Ecossistemas hiperconectados propiciarão a agilidade dos negócios, uma capacidade essencial para que a função de procurement prospere na economia do futuro.
- 5- Fornecedores e forças de trabalho externas serão parceiros de negócios de valor inestimável, agindo como extensões das organizações.
- 6- As negociações terão como base o valor coletivo do ecossistema e serão formadas parcerias para promover a inovação e o valor.
- 7- Insights baseados em dados em tempo real, funções analíticas preditivas, blockchain e inteligência artificial tornarão a função de procurement mais simples, inteligente e estratégica.
- 8- Sistemas empresariais inteligentes terão recursos de autoaprendizado, oferecendo produtos e experiências de usuário personalizadas e simplificadas.