Produtos, serviços e processos de negócio autistas?

Produtos, serviços e processos de negócio autistas?

Olá leitor, tudo bem? Espero que sim. Hoje meu post aborda um universo pouco conhecido da maioria das pessoas e a carência de produtos, serviços e processos de negócio focados em atender plenamente suas necessidades. Falo universo autista, do qual meu filho faz parte. Antes de abandonar a leitura, permita-me lhe oferecer algumas informações sobre o autismo desde a sua identificação, tratamento e utilização como um diferencial intelectual que fará com que você desenvolva uma visão diferente a cerca dos indivíduos com portadores desta síndrome.

O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento.  Afeta a comunicação, socialização e comportamento. Os sinais aparecem nos primeiros meses de vida: o bebê não mantém contato visual efetivo e não responde à estímulos quando chamado.  A falta de reação à dor, incapacidade de reconhecer situações de perigo e a repetição rítmica de movimento do corpo são sintomas frequentes. De acordo com números da organização mundial de saúde cerca 70 milhões de pessoas são portadores de autismo no mundo. No Brasil temos cerca de 2 milhões de autistas. É mais comum a existência de uma criança autista do que a soma das crianças que possuem Câncer, Diabetes e AIDS.

Embora a origem e cura do autismo ainda sejam desconhecidas, tratamentos multidisciplinares baseados em neurologia, terapia ocupacional, psicologia, fonoaudiologia e fisioterapia podem reduzir seus sintomas. A esta altura você deve estar questionando a sua relação com tudo isso, não é mesmo caro leitor? Bem, se você é ou pretende ser um profissional ligado à saúde este tema pode ser de extremo interesse, já que, falo de um nicho de mercado extremamente promissor: o tratamento de pessoas com necessidades especiais.  Passamos (eu e minha esposa) por “poucas e boas", até encontrar profissionais qualificados para o tratamento do meu filho. Grande parte não possui o intelecto necessário. O sistema de saúde definitivamente não está preparado para "tal demanda". A busca se torna angustiante, pois, o tratamento quando iniciado de maneira adequada e precoce, pode proporcionar o desenvolvimento, sendo possível a frequência à escola e eliminação de grande parte das características quando na idade adulta.  

Por falar em escola caro leitor, caso você seja proprietário ou colaborador de uma instituição de ensino, me permita a audácia de realizar algumas perguntas: a escola a qual você está ligado, está preparada para receber e desenvolver um autista com inteligência e dicção intactas? E caso o mesmo apresente sério retardo do desenvolvimento da linguagem? Embora eu tenha a esperança que sua resposta seja afirmativa para todas as perguntas, minha experiência pessoal infelizmente me leva a constatar que nossas escolas, não estão preparadas para o desenvolvimento e socialização de um autista. O sistema educacional atual pouco, ou praticamente não contribui, para desenvolvimento de pessoas com essa síndrome, mesmo existindo uma legislação que exija a aceitação e integração.

E qual a vantagem em investir no desenvolvimento desta população? Autistas geralmente apresentam inteligência acima da média e só por esse motivo já são capazes de alcançar o sucesso na carreira profissional. Entretanto, os grandes diferenciais oferecidos, não são de conhecimento das empresas. Muitos talentos poderiam ser captados no meio desta gente, mas a falta de conhecimento sobre a síndrome e inabilidade na seleção profissional, levam muitas empresas ao descarte prematuro destas pessoas. Quantos "Einsteins" poderíamos descobrir se os processos de negócio de recrutamento e seleção estivessem preparados para seleção destes "gênios autistas"?

Espero através deste post, seja você uma pessoa neurotípico (pessoas sem a síndrome) ou autista, ter transmitido não apenas a existência deste universo desconhecido por muitos. Meu objetivo é despertar em você, a consciência de que o "cliente autista" foi esquecido durante a adoção da estratégia de segmentação de profissionais ligados à saúde, ensino e gestão do capital intelectual e por este motivo, está carente de produtos, serviços e processos de negócio direcionados à sua necessidade. Espero ainda, que você empreendedor, aceite o desafio e venha descobrir o grande potencial de consumo e contribuição à sociedade que este universo possui. Venha agora! O amanhã pode ser tarde demais para o desenvolvimento desta população que aumenta a cada dia. 

@fabiosanchez

20/04/2015

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos