"Projeto da Lavagem do Bonfim 2019"​

"Projeto da Lavagem do Bonfim 2019"


Programa: "Jesus, o amado Senhor do Bonfim" tema escolhido para a Festa do Senhor do Bonfim 2019

Sendo rigoroso na caracterização e especificação técnica desse grande evento, ele está no rol dos programas e não de um projeto isolado.

Afinal temos múltiplos projetos, subprogramas e atividades do programa relacionados e que acontecem em paralelo ou não e são gerenciados de modo coordenado para a obtenção de benefícios e controle que não estariam disponíveis se eles fossem gerenciados individualmente.

Quantas pessoas estariam envolvidas nesse projeto? Quantas pessoas estariam engajadas nesse projeto? Quais são os stakeholders desse projeto?

Vejamos: devido à grandiosidade do evento e ao grande numero de pessoas envolvidas, permita-me para dar uma ideia da organização do evento, levar em consideração de forma mais efetiva apenas O aparato técnico e profissional envolvido...

Foi planejado e montado para o ordenamento da Lavagem do Bonfim um, extraordinário, esquema especial de trânsito, saúde e fiscalizações, na Cidade Baixa, em Salvador, Bahia.

Vejamos algumas equipes com atribuições e em alguns casos com projetos específicos vinculados ao programa:


Trânsito:

A Equipe da Transvasador planejou e implantou o seu projeto:

Avenida e ruas tiveram modificações variadas tais como mão-dupla e sentido único de trânsito em horários e durante um período de tempo determinado pelo programa.

Foi instaladas 63 barreiras de trânsito fixas, desde as imediações da Igreja da Conceição da Praia, na Avenida Contorno, à Colina Sagrada, no Bonfim.

mais 22 barreiras de trânsito móveis foram instaladas também no percurso, permitindo apenas a passagem de veículos autorizados e de serviços públicos para a realização do programa.

a circulação e estacionamento de veículos foram proibidos em ambos os sentidos em determinadas ruas e durante períodos específicos

E para essa atividade fez-se necessário o envolvimento de um numero considerado de agentes de transido.


Projeto Corrida Sagrada:

Antes do inicio do cortejo aconteceu a já tradicional corrida sagrada. Envolvendo além dos atletas amadores a numerosa equipe de profissionais para garantir a segurança, e a organicidade do evento esportivo no programa.


Carga e descarga:

Houve horários específicos para carga e descarga. Nessa quinta-feira, dia do cortejo, carga e descarga estava planejada e ocorreram somente até as 6h da manhã, sendo permitida a circulação de veículos com capacidade de até uma tonelada nas vias do percurso da festa. Já entre os dias 18 e 20, serão permitidas carga e descarga das 8h às 14h.


Prefeitura-Bairro:

Os serviços oferecidos pela unidade da Prefeitura Bairro Cidade-Baixa, na Ribeira, foram cuidadosamente suspensos durante a Lavagem do Senhor do Bonfim. Na sexta-feira (18), os atendimentos na unidade serão realizados normalmente.


Saúde:

No dia da Lavagem do Bonfim, os fiéis contaram com um módulo assistencial montado ao lado da Colina Sagrada, que funcionará das 7h às 21h, conforme informou a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

A estrutura planejada e implementada teve cinco leitos e uma equipe multidisciplinar composta por três médicos, três enfermeiros e três técnicos de enfermagem.

Além disso, duas ambulâncias (básica e avançada) acompanharam todo o trajeto do cortejo. As Unidades de Pronto-Atendimento Barris, San


Táxis e mototáxis:

Os fieis contaram ainda com o serviço de táxis e mototáxis. O ponto especial ficou no estacionamento no Largo de Roma. e próximo ao colégio São José, uma rua próximo ao inicio da subida da colina sagrada.


Elevador Lacerda e os planos inclinados:

Os Equipamentos operaram gratuitamente e com horários diferenciados para atender à demanda do público. O Elevador Lacerda funcionou das 6h às 22h. Já o Plano Inclinado Liberdade/Calçada também funcionou em horário especial de 7h às 21h; o Pilar, de 7h às 18h; e o Gonçalves, de 7h às 19h.


Mobilidade:

Todas as linhas do sistema de transporte de Salvador seguram operando com 100% da frota de ônibus, o que representa cerca de 2.400 veículos nas ruas. Vinte destas linhas que atendem à região do evento prolongaram o horário final de atendimento até as 0h.

Além disso, foram disponibilizados 36 veículos extras da frota reguladora. Os veículos ficaram disponíveis das 13h às 22h, no Largo do Papagaio.

Na Estação da Lapa, também foram disponibilizados seis veículos da frota reguladora, de 16h às 23h. O tráfego na região do Bonfim foi interditado na quinta-feira a partir das 6h, e as linhas que operam no local sofrerão mudanças de itinerário de acordo interdições realizadas pelo projeto da Transalvador.


Vendedores ambulantes:

Quem comercializou comidas e bebidas no percurso precisou estar atento às recomendações de higiene e segurança previstas pela legislação municipal, conforme informou a prefeitura de Salvador.

A principio não foi permitida a comercialização de produtos em carros de mão, carros-prancha, fogareiros, caixotes, churrasqueiras, nem bebidas pré-preparadas artesanalmente. Também foi vetado o uso de embalagens reaproveitadas, de louças, alumínio ou de vidro, que tiveram que ser substituídas por descartáveis.

Conforme o planejado e previamente divulgado Todo material irregular apreendido pelas equipes de fiscalização da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e encaminhado para o Setor de Guarda de Bens Apreendidos (Segub), situado na Avenida San Martin, na sede da Guarda Civil Municipal.

Para recuperar os itens, o permissionário terá que comparecer à Segub depois do encerramento da festa, com documento de identidade, auto ou lacre de apreensão, mediante pagamento de multas.

Já a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) também atuou com equipes em campo para realizar fiscalizações, no intuito de coibir a ocupação e uso de marquises, exibição de publicidade e de atividades irregulares, além de orientar os proprietários de bares sobre a proibição de comercialização de bebidas em garrafas de vidro.

O órgão também informou que qualquer estrutura de palco que foi montada no percurso teve que estar licenciado pela Central Integrada de Licenciamento de Evento (CLE). Também não foi permitidos panfletagem, colocação de faixas e placas alusivas nas ruas.


Limpeza:

O esquema de limpeza contou com 522 agentes, 64 equipamentos entre caminhões, caminhões-pipa, compactadores e ônibus, além de 485 sanitários químicos.

A limpeza das vias foi reforçada para atender o aumento do fluxo de pessoas durante os festejos.


Guarda Civil:

A segurança da festa teve o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) que atuou com cerca de 150 agentes. Além de assistir e orientar o público da festa, ó órgão prestou apoio à Secretaria de Mobilidade (Semob), Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador), SMS, além de realizar ações de patrulhamento preventivo ao longo do circuito que compreendeu a lavagem.


Polícia Militar:

A Lavagem do Bonfim contou com 1.803 policiais militares. O policiamento foi montado a partir das 5h de quinta-feira (17) e o efetivo atuou em patrulhas, nos 20 postos elevados de observação, em barreiras de trânsito apoiando à Transalvador, além do apoio de viaturas (carros e motos), cavalos, helicóptero e drone.

Ao todo, foi empregadas equipes do Comando de Policiamento Regional Baía de Todos os Santos (CPRC-BTS), do Comando Especializado (CPE) e do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP).

A Polícia Militar, através do Grupamento Aéreo (Graer), ressaltou que é proibido por legislação específica o voo de drone a menos de 30 metros de distância horizontal de aglomeração de pessoas e edificações. Dessa forma, ficou clara a impossibilidade de utilização de Aeronave Remotamente Pilotada (RPA) durante a Lavagem do Bonfim, pois se trata de uma região com muitas edificações e presença de pessoas.


Obs.: Dados colhidos no Site da Prefeitura de Salvador e no G1Bahia.

Osmar França ,.

Projetos | TI e telecom | Agile | Lean

5 a

Parabéns muito bom!!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos