Projeto realizado em Porto Alegre (RS) leva biodigestores HomeBiogas a escolas e ao Centro de Tradições Gaúchas (CTG)

Projeto realizado em Porto Alegre (RS) leva biodigestores HomeBiogas a escolas e ao Centro de Tradições Gaúchas (CTG)

Por meio da parceria com a Via Verde Energia, os biodigestores HomeBiogas, distribuídos no Brasil com exclusividade pela Biomovement Ambiental, chegaram a duas escolas e a um projeto assistencial do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Gurizada Campeira em Porto Alegre, RS.

Isso se deu por meio do Action Fund Brazil, do Google.org, que financia ações para combater a crise climática no mundo. O International Council for Local Environmental Initiatives (ICLEI) América do Sul implementou a iniciativa em Curitiba e em Porto Alegre e, com os dados da plataforma Google EIE, ONGs receberam fundos de mais de 2 milhões de reais para quatro projetos, entre eles o que implementou os biodigestores.

Foi aí que a tecnologia HomeBiogas entrou, e hoje já oferece a gestão sustentável de resíduos sólidos orgânicos, economia na geração de energia e, como complemento, a educação ambiental que esse equipamento é capaz de proporcionar para quem atua com ele. 

“Participamos, juntamente com a ONG CIUPOA – Centro de Inteligência Urbana e outras instituições parceiras, de um Edital exclusivo para ONGs em Porto Alegre. O grupo desenvolveu o projeto Morro da Cruz Circular e conseguimos implementar dois biodigestores HomeBiogas, um 2.0 e um 7.0 em escolas municipais. Também no Morro da Cruz, na Estância Pasqualetto, instalamos um modelo 7.0. para o Centro de Tradições Gaúchas (CTG), que ajuda jovens e crianças em situação de vulnerabilidade social. As escolas contempladas no projeto foram visitadas pelo Prefeito, Sebastião Melo, Secretários e Diretores da Prefeitura de Porto Alegre, que gostaram muito dos biodigestores. Até saiu um chá feito com biogás durante a visita”, conta Alexandre Milke. 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Desde 2018, Marcelo de Souza, do CTG, desenvolveu um trabalho para trazer esses jovens e crianças mais próximos às tradições gaúchas e hoje, o projeto Gurizada Campeira reúne mais de 200 jovens que aprendem as danças e sobre a cultura no CTG, onde também fazem refeições. “Essas crianças têm se beneficiado do biodigestor, pois além da boa comida que é feita em nosso refeitório usando a chama do biogás, elas também se envolvem na alimentação do equipamento e no uso do fertilizante líquido na horta, vivenciando o ciclo da sustentabilidade desde cedo”, conta Marcelo.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Para Leandro Toledano, CEO da Biomovement Ambiental, o trabalho com as ONGs, com as comunidades e, principalmente com as crianças é extremamente gratificante, pois deixa uma marca voltada para o desenvolvimento socioambiental. “O DNA da nossa empresa é levar a tecnologia para que ela seja útil na transformação da realidade das pessoas e, assim, faça parte de um movimento em prol de um futuro melhor e fazer parcerias é o que faz com que nossos objetivos sejam atendidos de forma mais rápida”, completa o executivo. 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de HomeBiogas Brasil

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos