Promovendo a inclusão para um impacto holístico
Durante o último final de semana eu li o relatório da McKinsey & Company "A diversidade importa cada vez mais: o valor do impacto holístico" e quero compartilhar meus insights.
Esse relatório se aprofunda no cenário em evolução dos negócios e ressalta a importância cada vez maior das iniciativas de diversidade, equidade e inclusão (DEI).
Ao longo dos últimos anos, em relatórios e estudos da própria McKinsey e outras empresas fica clara a conexão entre diversidade de liderança e desempenho corporativo, mas esse último relatório destaca que a importância nunca foi tão acentuada, além de evidenciar uma associação inegável entre liderança diversificada, ambições de crescimento holístico, maior impacto social e uma força de trabalho mais satisfeita.
No ambiente de negócios dinâmico de hoje, em que as empresas enfrentam imensa pressão para manter o desempenho financeiro em meio a rápidas transformações, promover uma cultura interna de transparência e inclusão e, ao mesmo tempo, alinhar as operações com as expectativas de impacto social, pode parecer assustador. Entretanto, a boa notícia é que essas metas não são mutuamente exclusivas. Em um cenário competitivo cada vez mais complexo e incerto, a diversidade é mais importante do que nunca.
Compartilho na sequência os principais insights que eu tive lendo o relatório:
🚀 Caso de negócios irrefutável
Apesar das profundas mudanças no cenário de negócios, as empresas com equipes de liderança diversificadas continuam a ter um desempenho financeiro superior. Os dados revelam essa tendência em todos os setores e regiões, apesar dos inúmeros desafios, expectativas das partes interessadas e aspirações.
📚 Diversidade de gênero
O argumento comercial a favor da diversidade de gênero nas equipes executivas mais do que dobrou na última década. As empresas no quartil superior em termos de diversidade de gênero têm 39% mais chances de superar seus pares. Da mesma forma, a diversidade étnica continua sendo um caso de negócios consistente e robusto, sendo que as empresas do quartil superior têm 39% mais chances de se destacar financeiramente.
📊 Diversidade da diretoria
As empresas com maior diversidade em seu Conselho de Administração têm uma probabilidade estatisticamente maior de obter um desempenho financeiro superior. Pela primeira vez, essa correlação é significativa tanto para a diversidade de gênero quanto para a diversidade étnica.
💼 Progresso em direção à representação equitativa
A porcentagem de mulheres nas equipes executivas teve ganhos substanciais, com um quinto dos membros da equipe executiva sendo mulheres em todo o mundo, um terço a mais do que o relatado em 2020.
🌟 Impacto holístico
A liderança diversificada está correlacionada com melhorias notáveis no impacto social e ambiental em todos os setores estudados. Foram identificadas cinco áreas principais de impacto holístico: finanças e operações, capacidades e recursos, saúde da força de trabalho e meio ambiente e sociedade.
Recomendados pelo LinkedIn
Para realizar mudanças duradouras e promover locais de trabalho inclusivos, a McKinsey sugere cinco abordagens estratégicas:
Formular e buscar as aspirações de DEI como fundamentais para a missão da empresa, incorporando-as aos objetivos estratégicos. Abraçar perspectivas e históricos diversos, pois eles são inestimáveis para promover o crescimento inclusivo.
2. Estratégia global-local
Adaptar as estratégias de DEI aos contextos locais e, ao mesmo tempo, alinhar às iniciativas de negócios mais abrangentes. Ao adotar uma abordagem “global-local”, os líderes podem promover linhas abertas de comunicação, garantindo que a DEI evolua de ideais abstratos para ações tangíveis.
3. Práticas inclusivas
Priorizar as práticas inclusivas para promover o alto desempenho. As culturas que defendem a inclusão e o pertencimento aumentam a retenção de talentos, a inovação e o foco no cliente.
4. Incentivar os aliados
Reconheçer e apoiar os esforços individuais de DEI, especialmente os de mulheres e líderes de minorias. Mentoria, patrocínio e incentivos para programas de alianças podem capacitar os líderes a prosperar na criação de ambientes inclusivos.
5. Feedback e divergência
Promover uma cultura que valorize o feedback da força de trabalho e das partes interessadas externas sobre as estratégias de DEI. Aceitar vozes discordantes para identificar as causas básicas e otimizar o impacto das iniciativas de DEI.
Concluindo, embora o cenário empresarial apresente desafios significativos, o argumento comercial a favor da diversidade na liderança é inequívoco e está sempre se fortalecendo. Há uma ligação clara entre liderança diversificada, desempenho financeiro e impacto holístico. Para promover mudanças duradouras nessas dimensões, as empresas devem ir além do mero aumento da representação da diversidade, integrando a DEI às estratégias orientadas por objetivos para ampliar os impactos positivos sobre as partes interessadas, os funcionários, as comunidades e o meio ambiente.
Você pode acessar o relatório e analisar os dados e gráficos através do link: A diversidade importa cada vez mais: o valor do impacto holístico | McKinsey
#Diversidade #Inclusão #Igualdade #Liderança #ImpactoHolístico