Prompt Engineering
Seis estratégias e 18 táticas para obter melhores resultados com o ChatGPT
Esse texto é uma tradução e uma simplificação das dicas do próprio ChatGPT sobre como ter melhores resultados ao utilizar a ferramenta. Importante salientar que a maioria das táticas podem ser usadas na interface normal do ChatGPT, mas algumas delas só podem ser empregadas através da API do sistema.
O original em inglês pode ser visto aqui:
1) Escreva instruções claras
Os modelos de IA generativa não conseguem ler sua mente. Se os resultados forem muito longos, peça respostas breves. Se os resultados forem muito simples, peça uma redação de um expert. Se você não gosta do formato, demonstre o formato que gostaria de ver. Quanto menos o modelo tiver que adivinhar o que você deseja, maior será a probabilidade de você conseguir.
Táticas:
1. Inclua detalhes em sua consulta para obter respostas mais relevantes
2. Peça ao modelo para adotar uma persona
3. Use delimitadores para indicar claramente partes distintas da entrada
4. Especifique as etapas necessárias para concluir uma tarefa
5. Forneça exemplos
6. Especifique o tamanho desejado da saída
2) Forneça texto de referência
Os modelos de linguagem generativa podem inventar respostas falsas, especialmente quando questionados sobre tópicos esotéricos ou sobre citações e URLs. Da mesma forma que uma folha de anotações pode ajudar um aluno a se sair melhor em uma prova, fornecer um texto de referência para esses modelos pode ajudar a responder com menos "criatividade".
Táticas:
7. Instrua o modelo a responder usando um texto de referência
8. Instrua o modelo a responder com citações de um texto de referência
3) Divida tarefas complexas em subtarefas mais simples
Assim como é uma boa prática na engenharia de software decompor um sistema complexo em um conjunto de componentes modulares, o mesmo se aplica às tarefas submetidas a um modelo de linguagem. Tarefas complexas tendem a ter taxas de erro mais altas do que tarefas mais simples. Além disso, tarefas complexas podem muitas vezes ser redefinidas como um fluxo de trabalho de tarefas mais simples em que os resultados de tarefas anteriores são usados para construir as entradas para tarefas posteriores.
Recomendados pelo LinkedIn
Táticas:
9. Classifique as intenções para identificar as instruções mais relevantes para uma consulta do usuário
10. Resuma ou filtre diálogos anteriores em diálogos que exigem conversas muito longas
11. Resuma documentos longos em partes e construa um resumo completo recursivamente
4) Dê tempo ao modelo para pensar
Se perguntarem a você o resultado de 17 vezes 28, você pode não saber instantaneamente, mas se lhe derem algum tempo, você conseguirá responder. Da mesma forma, os modelos cometem mais erros de raciocínio quando tentam responder imediatamente, em vez de dedicarem tempo para elaborar uma resposta. Pedir uma sequência de pensamentos antes de uma resposta pode ajudar o modelo a raciocinar de forma mais confiável em direção a respostas corretas.
Táticas:
12. Instrua o modelo a elaborar sua própria solução antes de tirar uma conclusão precipitada
13. Use um monólogo interno ou uma sequência de perguntas para ocultar o processo de raciocínio do modelo
14. Pergunte ao modelo se ele perdeu alguma coisa nas passagens anteriores
5) Utilize ferramentas externas
Compense as fraquezas do modelo alimentando-o com os resultados de outras ferramentas. Por exemplo, um sistema de recuperação de texto (às vezes chamado de RAG ou geração aumentada de recuperação) pode informar o modelo sobre documentos relevantes. Um mecanismo de execução de código como o Code Interpreter da OpenAI pode ajudar o modelo a fazer cálculos e executar códigos. Se uma tarefa puder ser realizada de maneira mais confiável ou eficiente por uma ferramenta do que por um modelo de linguagem, descarregue-a para obter o melhor de ambos.
Táticas:
15. Use pesquisa baseada em incorporações para implementar recuperação de conhecimentos eficientes
16. Use a execução de código para realizar cálculos mais precisos ou chamar APIs externas
17. Dê ao modelo acesso a funções específicas
6) Teste as alterações sistematicamente
Melhorar o desempenho é mais fácil se você puder medi-lo. É possível que um prompt tenha melhor desempenho em alguns exemplos isolados, mas um pior desempenho em um conjunto mais representativo. Portanto, para ter certeza de que uma mudança é positiva para o desempenho, pode ser necessário definir um conjunto abrangente de testes.
Tática:
18. Avalie os resultados do modelo usando como referência respostas do tipo : padrão-ouro
Intérprete de Libras na Prefeitura Municipal de Campinas
11 mProfessor, acabei de participar da sua aula. Só queria dizer que sua história de vida é admirável e a história de navegação resumidamente narrada pelo senhor (usada, pelo que entendi, simplesmente como uma estratégia de exemplificação sobre persistência), foi infinitamente melhor do que as que narram os professores de história nas escolas atualmente. Obrigada pela preciosa aula, inclusive a de história!
Founder HP Investment / CFO / Business Strategist / Board Advisor / IT / AI Enthusiastic
11 mAlcebíades Araújo João Vítor da Silva
Diretor de Ensino e Inovações Educacionais no SAS Plataforma de Educação
11 mMuito bom. 👏🏻
Assistente Jurídico | Direito Digital & Compliance | ESG | Privacy and Ethics l Legal operations | AI
11 mExcelente!