Protagonismo – Responsabilizar-se é assumir o controle
Podemos afirmar que protagonista é o principal lutador, o competidor mais importante, aquele que assume o controle da situação. Com isso podemos dizer que protagonismos é a atitude de todo aquele que se destaca mais do que os outros em determinada atividade.
Nos esportes o protagonista é o craque do time. Na dramaturgia o personagem principal. Já no meio empresarial pode ser o líder que mantém a sua equipe sempre motivada, atingindo com sucesso os objetivos impostos.
Certamente é aquele que escolhe escolher e assume a responsabilidade pelas consequências de sua escolha, e sempre aprende com ela. Acredita que cada um tem o poder de conduzir da melhor forma a própria vida, buscando sempre atingir o sucesso.
O protagonismo se reforça através de um locus de controle interno fortalecido, potencializando a capacidade executora. Por isso o protagonista acredita que ele próprio tem o poder por tudo o que lhe acontece. Não se vitimiza, busca solução.
O profissional protagonista assume que a carreira dele é responsabilidade dele e não do RH da empresa. Por isso busca a capacitação e preparação necessária para bem realizar o cargo que ocupa, como também se prepara para aquele que deseja ocupar no futuro. Busca sempre feedbacks com seus pares e superiores para o que precisa melhorar, com isso entregar sempre além das expectativas.
Concluindo, o protagonista vive as decorrências de suas próprias escolhas – conscientes e inconscientes, e acredita que: “só você tem o poder de conduzir a sua vida em direção aos seus objetivos”.
Consultor, palestrante e escritor. Autor de diversos livros na área comercial
4 aComo sempre grandes orientações. Valeu wilton obrigado