Quais as consequências desse colapso para o comércio nacional e internacional?

Quais as consequências desse colapso para o comércio nacional e internacional?

No final de março, a colisão do um navio cargueiro Dali, contra a ponte Francis Scott Key, em Baltimore, nos EUA, impactou o universo do Comércio Exterior. 

E até este momento, 22 membros da tripulação da Índia ainda permanecem na embarcação, mesmo mais de uma semana depois do acidente.

Quais as consequências desse colapso para o comércio nacional e internacional?

Âmbito nacional

Nacionalmente falando, nos Estados Unidos, o impacto econômico pode ser devastador. O Porto de Baltimore é o nono mais importante do país e está com o funcionamento interrompido desde o dia 26/03. 

O acidente já impacta 155 mil empregos, mais de 50 empresas e gera 'crise' de R$ 400 bilhões.

O Secretário de Transportes norte-americano já se manifestou no sentido da urgência de restabelecer o fluxo, sob risco de sérios prejuízos em toda a cadeia de abastecimento.

O canal segue bloqueado pelos destroços que precisam ser totalmente removidos para que o porto possa ser reaberto e volte ao seu funcionamento normal. 

Existem ainda os milhares de empregos direta ou indiretamente vinculados às operações no porto, que movimentou mais de 1 milhão de containers em 2023. 

Fora isso, aproximadamente 35 mil pessoas usavam a ponte diariamente. O valor anual de mercadorias que passavam por ela é de cerca de US$ 28 bilhões, de acordo com a American Trucking Associations.

Nível internacional

Já pensando no contexto internacional, o impacto atinge diretamente duas grandes indústrias: maquinário agrícola e automobilístico, visto que o porto de Baltimore é um dos mais importantes pontos de entrada para veículos importados nos Estados Unidos. 

As consequências do desabamento da ponte trazem mais uma vez à tona a natureza frágil das cadeias de suprimentos globais, que já estão sob pressão devida à seca no Panamá e aos ataques e mísseis a navios no Mar Vermelho por militares houthis baseados no Iêmen.

Os cais de Nova Jersey e Virgínia enfrentam a ameaça de serem sobrecarregados pelo tráfego desviado de Baltimore, um dos portos mais movimentados da costa leste dos Estados Unidos.    

Aproximadamente 12 grandes navios estão presos dentro do porto de Baltimore, assim como um número similar de rebocadores

Ainda não sabemos os impactos da rota USA x Latin America, mas estamos atentos aos transit time e a rotação dos navios.

Estou acompanhando.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos