Quais são os impactos de uma vida profissional sem perspectiva?
Foto de Lex Photography no Pexels

Quais são os impactos de uma vida profissional sem perspectiva?

Quando falamos da nossa vida profissional, muitas vezes esse assunto pode gerar uma ardência interior, similar a uma gastrite, lá no fundinho da barriga. Correto?

Afinal, que atire a primeira pedra quem nunca sentiu algo similar em algum momento da carreira, certo? Pior seria se fosse em todos os momentos, né? E se esse for o seu caso: MUDE AGORA. Você merece viver sem essa angústia. Arrisque!

Bem, vamos lá!

Estava em casa dia desses (meu atual escritório) e havia convidado uma amiga para trabalhar aqui, já que esta modalidade de trabalho permite interação entre profissionais, que por acaso, acho sensacional!

Em meio a uma risada ou outra, entrávamos em nossas bolhas profissionais e nos focávamos em realizar nossas tarefas da forma mais assertiva e focada que podíamos.

Certa altura do dia, noto que ela está em uma ligação, conversando com um candidato a uma das vagas disponíveis no mercado de trabalho do nosso país - aliás, ela atua como recruiter! - até aí tudo ok?

Conversa vem, conversa vai, perguntei como são as experiências nessa área de atuação, onde o foco é encontrar pessoas que estejam alinhadas com a visão da empresa, que saibam o que estão buscando e o que achou do candidato.

Sem titubear muito, ela me respondeu: 

   Gui, eu preciso conversar com muitas pessoas para encontrar algumas poucas que vão de encontro com o que buscamos. E sobre o candidato, não notei uma perspectiva profissional nele. Ele não sabia me dizer o motivo de estar buscando nossa empresa e nem a vaga em específico".

Resolvi refletir sobre essa situação e cheguei ao título desse texto!

Notei que não somos instruídos a questionar o status quo das nossas carreiras até o momento que nos deparamos com tal questionamento, que normalmente virá de algum outro colega ou empresa que já está consciente de tal possibilidade.

Não pensamos nos motivos para querermos pertencer ao lugar onde há oportunidade ou se vamos sentir uma realização em estar construindo e aprendendo algo novo naquele ambiente.

 NOS DEIXAMOS LEVAR e isso é PERIGOSO!

  Perigoso? Sim! Por dois motivos:

  1. Você está deixando a decisão de como será a sua vida profissional na mão de outras pessoas e isso abre uma possibilidade gigante para tropeçar e sentir impactos negativos dessas decisões no futuro; e
  2. Se você não decide e não sabe o que quer, não alcançará seus sonhos!
Uma vida profissional sem perspectiva não te levará para o caminho que almeja, justamente porque qualquer caminho que aparecer será suficiente.

O que me deixa feliz é ser um jovem adulto, com algumas experiências profissionais variadas e que me possibilitaram enxergar novos horizontes. Graças a essas experiências, posso estar mais decidido do futuro profissional que busco.

Houve incertezas ao longo do caminho? Óbivio! Sempre vai existir.

A questão aqui não é o fato de ter uma vida profissional sem perspectiva ser boa ou ruim. A questão é estar consciente disso para conseguir decidir quando deve acabar. Para que consiga mirar e alcançar os próprios sonhos e realizações.

Observe suas opções e decida os seus próximos passos, senão alguém decidirá por você!

Laura Villa Brust

Comunicação Interna l Endomarketing

4 a

Gui, eu amei teu artigo! Está muito bem escrito e me fez refletir (e muito) sobre o assunto. Parabéns!

Nicole Morás

Comunicação 360 | Branding | Estratégia e Planejamento

4 a

👏🏼👏🏼👏🏼

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos