Como identificar e lidar com pessoas tóxicas no período de experiência?



Acredito que é desafiador para todo mundo lidar com este tipo de “profissional” que usando suas artimanhas desestabilizam o departamento. Quem nunca passou pela situação de iniciar o trabalho numa nova empresa e se deparar com situações extremamente embaraçosas?

Se você ainda não passou por isso, talvez tenha ouvido algum amigo ou parente contar sobre situações complicadas que passou diante de colegas de trabalho. Toda história é válida visto que aprendemos muito com a experiência dos outros também. Mas hoje especificamente tratarei sobre o tema voltado para o período de experiência, pois sabemos o quão desafiador é lidar com “ saias justas” quando o tão sonhado emprego é conquistado e se depender do colega tóxico este sonho poderá se tornar um pesadelo, caso você não tenha jogo de cintura.

Mas quais são as características da pessoa tóxica?

1-     O reclamão – Aquele que nada está bom para ele, porém não faz nada para mudar.

2-     O Narciso- Aquele se sente o melhor da empresa e diminui os serviços dos outros.

3-     O captador de Informações- Aquele que não sai da roda de fofoca.

4-     O impaciente- Aquele que precisa treinar você, mas por medo de ser mandado embora não passa as informações da forma correta.

5-     O desanimador- Aquele que começa a falar coisas negativas da empresa e colegas de trabalho para que você já desanime no primeiro dia.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem



São inúmeros os perfis de toxidade que poderia listar, mas para que o texto não fique gigante abordarei os cinco principais. A maior dificuldade é saber diferenciar quem é o tóxico do ambiente no primeiro momento, a descoberta virá com o passar dos dias.

Como eles agem?

Alguns costumam mostrar no primeiro contato a cordialidade e conforme descobrem mais sobre você eles começam a implementar situações para que desanime rápido, agem assim para traçar o seu perfil e ver qual atitude tomar.

Poderá ser aquela pessoa que vai convida-lo para almoçar e fazer inúmeras perguntas, parece até que está sendo entrevistado novamente, depois que tiver muitas informações sobre você e da sua capacidade começará a dizer: “Aqui você não vai ter chance! A empresa não é boa”. Ou dirá: “Pelo seu histórico deve estar acostumado a ser promovido e aqui ninguém cresce não, tem 10 anos que não mudo de função”. Quando você começar a ser elogiado pelo gestor ele dirá no particular: “ Deixa de ser bobo, está trabalhando e se esforçando tanto para quê? Só vai enriquecer mais o patrão, ele não vai valoriza-lo da forma que espera”.

Caso o tóxico for um tanto “narcisista” saiba ele sempre se classificará como o melhor, mesmo que ninguém diga. Seu comportamento é achar defeito no trabalho de todos e fazer comparações, muitas vezes você ouvirá: “ Eu sou o melhor funcionário deste departamento, se eu sair o gerente vai entrar em pânico, pois ninguém trabalha tão bem igual a mim”. Se ele perceber que você está se destacando, começará a criar situações para te prejudicar.

O captador de informações normalmente faz fofoca, vai parecer simpático e fará muitas perguntas sobre você e o que está achando da empresa e dos colegas e na primeira oportunidade passará os dados coletados para frente e muitas vezes distorcidos.

O impaciente é o típico funcionário que faz as coisas olhando pelo lado da dificuldade, coloca sempre um obstáculo na frente. Não gosta de ensinar ninguém e no fundo é extremamente inseguro, devido a isso gosta de reter conhecimento para sí e não correr o risco de ter alguém se destacando antes dele.

Agora o desanimador é parecido com o reclamão, mas a diferença é que ele realmente critica a todos independente do colega ser bom ou não. Vai tentar passar a imagem de que é observador comportamental, mas a diferença é que só enxerga os problemas e não a solução. Não consegue ver positividade em nada e se você entrar no jogo dele poderá te manipular quando perceber que está olhando a todos sob a ótica dele e logo mais estará desanimado de trabalhar.

Mas como lidar com todos eles?

Seja educado com todos e observe, caso identifique alguém com estas características procure falar o necessário. Em momento nenhum destrate o colega de trabalho ou ignore, só não entre no jogo dele, deixe-o falar e exerça uma escuta ativa. Quando tiver uma oportunidade mude de assunto. Quanto mais você agir assim o sujeito tóxico ficará desarmado porque normalmente eles que causam desconforto no departamento, se por ventura esteja lidando com perfil impaciente e perceba que está sendo prejudicado no trabalho porque não está aprendendo as coisas como deveria é importante uma conversa franca e educada para entender o “motivo” se necessário que o gestor esteja presente também.


E este é o tema da semana se você se identificou ou achou a informação útil curta e compartilhe com seus amigos, comentem também!

Você já lidou com alguém tóxico na sua vida profissional?


Lopes HR Consulting

Paloma Lopes

#emprego #ambientedetrabalho #outplacement #vagas #vaga #candidato #vagasbrasil #recolocação #profissional


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos