Qual é a diferença entre Endomarketing e Benchmarking?

Qual é a diferença entre Endomarketing e Benchmarking?

Chego a me perguntar, por qual motivo muitas pessoas aqui possuem linkedin? Porque as pessoas pouco se interessam pelas outras. E por que vejo dessa forma? Da forma que quando você a aborda ela não tem se quer o menor interesse de se apresentar ou perguntar sobre você. E se por qualquer motivo você pede um favor seja lá qual for, ela se esquiva, ela te dá a volta, dizendo eu não trabalho lá, não posso lhe ajudar.

Por mais que se fale de empatia, cada vez fica mais claro o quanto as pessoas estão nem ai para as outras, e esse individualismo ele vem crescendo com tanta força e o grande exemplo esta bem a sua frente e você não percebe.

Conta-se nos dedos quem se predispõe ajudar, e quando isso acontece geralmente a outra parte não esta nem ai, tipo há você esta ajudando porque você quis e a pessoa se quer tem o interesse de que forma conseguirá ser a ponte. A impressão que dá, primeiro eu, e o resto é que se dane.

Vejo anuncios se repetirem com frequencia, e cada vez mais a gente vê o quanto não existe banco de dados dentro das empresas. Por que se houvesse as pessoas se lembrariam das vezes pelo o qual você encaminhou o curriculum e não dificultaria com tantas ferramentas abusivas e digitais de você ser visto ou considerado para os mesmos processos seletivos.

Pior, é que não há feedback algum, muito pelo contrário você recebe qualquer informação e ali esta o feedback de um profissional qualquer, até o porque nem sabemos qual a formação desse sujeito, o quanto ele realiza ou faz as suas atividades porque gosta, ou porque as considera uma obrigação. A grande verdade, o ser humano se perdeu a trás das ferramentas digitais e procura enganar os outros pensando que todo mundo seja infantil ou ignorante ao ponto de entender a sua falta de vontade.

Quase todos os dias eu vejo, pessoas postando o falecimento de alguém, e ali fica muito nitido aos olhos de quem quer enxergar mais uma vez, que aquele ou aquela que faleceu era importante para a sua familia e não para amigos e colegas, porque isso hoje em dia se conta nos dedos. É muito Benchmarking, e o pior não são sobre produtos e serviços, e sim as pessoas sinalizando a sua emoção, hora é gratidão pelo emprego, pelo aniversário de casa, pelo certificado, por qualquer reunião que se junta 03 ou 04 pessoas. Isso ao meu ver, tem que ser tratado e enaltecido dentro das empresas como comunicação interna e não da forma que o profissional vem as redes sociais, ele quer ser ouvido, quer ser aplaudido, quer ser inaltecido. Gente aprendam a mostrar o seu conhecimento através de um artigo, ou um trabalho que você possa contribuir com os demais.

Muitas pessoas acabam deixando o linkedin, porque as pessoas vem confundindo como facebook, instagram e outras ferramentas, e o que dá a entender que cada vez mais o ser humano esta carente, de ser ouvido, de ser visto e ser notado, porque onde ele convive 8 horas do dia é incapaz de criar uma caixa de sugestão, um painel de comunicação entre ele e os demais, é incapaz de se ter um mural, para homenagea-lo, um jornalzinho interno e a familia, muitas vezes nem se quer parabeniza porque para muitos, concluir uma universidade, ter um certificado é um dever individual, não é algo que tem que ser exaltado. Ter estudos é uma obrigação de cada um.

Então esta muito claro o quanto o ser humano esta carente, individualista, e quer fazer sucesso com pequenas ações ou situações. Isso chama-se CARENCIA AFETIVA.

Convido os psicologos e psicanalistas a contribuirem com este texto, a ideia é sinalizar para as empresas, que a empresa deixa de falar de sua marca, do seu produto, da prestação dos seus serviços o que seria um Benchmarking, porque seus colaboradores estão querendo trabalhar com o Endomarketing de forma Benchmarking. Ou seja, vamos parar e analisar que tipo de programa interno a empresa precisa desenvolver para que esse tempo que a pessoa se expressa nas redes sociais seja aproveitado de forma interna para pequenos exemplos, dividir o conhecimento, capacitar e motivar as pessoas que ali trabalham todos os dias.

A ideia aqui é sinalizar mais uma vez as empresas, que se o seu colaborador vem se expressar através das redes sociais fica claro, que eles não estão sendo ouvidos por vocês. E que de alguma forma, eles sentem essa necessidade.

Se a tua empresa quer mudanças e melhorias, comece a ouvir mais os seus colaboradores, cuidem da saúde mental, do bem estar fisico e principalmente do seu emocional.

Este é mais um artigo que desenvolvo, sobre a importância de entender as diferenças entre Endomarketing e Benchmarking.

Até a próxima pessoal.

Ailton Moraes

11 97632.1802

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos