Qual é a estratégia de Preços adequada para o seu negócio???

Bom dia! Antes de mais nada desejo um Feliz 2019 para todos os amigos do Linked In, em especial aqueles que sempre acompanham os artigos. No artigo de hoje, vamos fazer um grande bate papo. A intenção é interagir , podem comentar a vontade!

VOCÊ JÁ PAROU PARA PENSAR QUAL É A ESTRATÉGIA DE PREÇOS ADEQUADA PARA O SEU NEGÓCIO?

Esta é uma dúvida frequente, começando nos menores negócios e passando para as grandes corporações. Vamos pensar em uma pequena padaria. Ela acaba de ser inaugurada e o proprietário é um técnico em panificação, que deseja trabalhar com pães e doces. Ele tem um grande conhecimento técnico, mas na hora de precificar os produtos, pinta aquela "dúvida": "como vou precificar meus pães e doces?? Vou colocar um lucro em cima dos meus custos?? Vou avaliar as padarias próximas no bairro?? Vou colocar um preço "baixo" para atrair a clientela? "

Não existe certo e errado. Tudo depende do OBJETIVO desta padaria. Se o proprietário deseja atrair a clientela por preço e ganhar no "volume de vendas", ele deve ter foco na produtividade da sua panificadora, investindo em insumos que contribuam para essa produtividade. Os insumos não podem ser caros, permitindo que ele tenha um preço competitivo. Com isso, ele não vai focar na qualidade.

Se por outro lado esta padaria deseja atrair consumidores "exigentes", que gostam de qualidade e de produtos refinados, terá que investir em insumos de qualidade, sofisticar seus produtos e garantir que os clientes tenham a satisfação que buscam. Ele precisa "entregar" aos clientes o valor percebido que seus pães são diferenciados.

Outra estratégia desta padaria pode ser um preço inicial de atração, para chamar a atenção dos consumidores do bairro, e pouco a pouco ele vai subindo o preço e trazendo para o patamar de lucro que ele deseja. Em complemento, ele precisa monitorar se os clientes "aceitam" este preço. Isto em uma padaria é fácil perceber. Se o preço não agradar, suas vendas vão cair (e rápido). Lembrando.....o preço não deve ser simplesmente baixo (ou ser a padaria mais barata do bairro). O preço precisa ser adequado aos objetivos do negócio.

RESUMINDO: Para acertar o preço, é preciso estabelecer o objetivo do negócio, dos produtos ou serviços. Com isso, o PREÇO servirá à estratégia corporativa. Como já vimos nos artigos sobre os 4Ps.

Compartilhem as suas experiências. Tanto em seu negócio como nas empresas que vocês trabalham! Boa semana a todos!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Rodrigo Iahn

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos