Você sabe qual é a diferença entre PREÇO e VALOR???

No artigo de hoje, vamos tratar um conceito importante quando elaboramos a estratégia de um PRODUTO ou SERVIÇO.

VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE PREÇO E VALOR??

Na ilustração acima, está a definição sem rodeios. Trabalhando em outra definição, PREÇO é o investimento financeiro por um PRODUTO ou SERVIÇO. Já VALOR é o que recebemos em troca por este investimento financeiro.

O QUE SERÁ ESTE VALOR QUE RECEBEMOS EM TROCA???

Vamos avaliar uma experiência simples, que é tomar um café. Se pensarmos apenas no grão, o preço é bem reduzido, assim como o valor. Mas quando este produto é processado e se torna um produto nas gôndolas do supermercado, certamente ganha VALOR, pela facilidade do consumidor ter o produto moído e embalado.

E quando vamos tomar uma xícara de café em uma boa cafeteria?? Será que estamos pagando apenas a xícara de café?? Por que tomamos uma xícara de café em uma boa cafeteria?? Certamente damos VALOR para esta EXPERIÊNCIA, o que faz com que o PREÇO tenha que justificar este VALOR PERCEBIDO.

Resumindo, o VALOR de um PRODUTO ou SERVIÇO carrega toda a expectativa e esperança que temos neste investimento.

Por esse motivo, quanto mais o PREÇO está alinhado às expectativas que temos neste consumo, mais correto ele se torna. Por isso, ajustamos o PREÇO ao VALOR PERCEBIDO PELO CLIENTE OU CONSUMIDOR.

As percepções de VALOR são muito claras. Basta perguntarmos a nós mesmos a nossa PERCEPÇÃO DE VALOR sobre algum PRODUTO ou SERVIÇO que desejamos.

PARA ENTENDERMOS O CONCEITO, VAMOS FAZER O SEGUINTE TESTE:

  1. Pense em um PRODUTO ou SERVIÇO qualquer.
  2. Pense na sua opinião à respeito do PREÇO deste PRODUTO ou SERVIÇO.

APÓS ESTA ANÁLISE, VAMOS PENSAR NOS POSSÍVEIS CENÁRIOS:

  1. "Eu acho o preço caro" - sua percepção é de que o PREÇO é acima do VALOR.
  2. "Eu acho o preço barato" - sua percepção é que o PREÇO é abaixo do VALOR.
  3. "Eu acho o preço justo" - sua percepção é que o PREÇO é igual ao VALOR.

POSSIBILIDADES/PROBLEMAS DE CADA RESULTADO ACIMA:

  1. Quando um PRODUTO ou SERVIÇO é CARO: significa que o cliente/consumidor não considera justo o PREÇO cobrado pelo VALOR que ele PERCEBE. Nesta situação, analise se o PREÇO tem erros em sua concepção e corrija imediatamente. Conforme vimos em outro artigo sobre MARKETING MIX, podemos ter problemas na comunicação, e neste caso o consumidor ou cliente não é comunicado adequadamente sobre o VALOR do PRODUTO ou SERVIÇO. Cabe revisar todo o MARKETING MIX (Produto/Serviço, Ponto/Distribuição, Promoção/Comunicação e Preço).
  2. Quando um PRODUTO ou SERVIÇO é considerado BARATO: significa que o cliente/consumidor considera baixo o PREÇO cobrado pelo VALOR que ele PERCEBE. Nesta situação, existe um risco de perder dinheiro neste produto! O consumidor ou cliente aceita PAGAR MAIS, mas o PREÇO NÃO EXTRAI TODO O VALOR QUE O PRODUTO/SERVIÇO PODE CAPTAR. Aqui, deve-se AJUSTAR o PREÇO, para que ele CAPTE TODO O VALOR PERCEBIDO!
  3. Quando um PRODUTO ou SERVIÇO tem seu preço considerado JUSTO: aqui a lição de casa foi feita, o MARKETING MIX bem avaliado e o CONSUMIDOR percebe que o PREÇO daquele PRODUTO ou SERVIÇO faz sentido! Com isso, a comunicação deve ter comunicado este VALOR do PRODUTO, e a distribuição fez o PRODUTO chegar aos clientes/revendedores corretos.

Cabe agora para cada um de nós a reflexão: será que o meu PRODUTO ou SERVIÇO está com o PREÇO de acordo com o VALOR que meu cliente/consumidor PERCEBE?? No próximo artigo, vamos falar mais sobre o VALOR PERCEBIDO!!


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Rodrigo Iahn

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos