Qual é a sua Marca?
É muito comum ouvirmos: "Contratei um Designer para desenvolver minha marca" ou "Quero te mostrar minha marca". Seria ótimo se construção de Marca fosse simples assim. O Designer é capaz de criar o logotipo, o desenvolvimento da marca é um longo processo.
Assim como pessoas, Marcas devem ser únicas. Marca é um ser vivo em constante processo de evolução. Além disso têm essência, objetivo e propósito. É claro, que sendo um dos elementos de identificação da Marca, o logotipo também sofre alterações e atualizações no decorrer de sua história.
Marca e logotipo são coisas distintas. Logotipo é o elemento visual que tem como objetivo identificar origem, Marca, distinguir produtos e empresas. O logotipo é um dos componentes da Marca e um dos pontos de contato com o consumidor.
Além de uma série de fatores, Marca tem que ter assinatura, que é um dos códigos visuais através do qual ela é reconhecida: Banco Itaú se apropriou da cor laranja, a joalheria Tiffany criou o "azul Tiffany", Mick Jagger tem uma forma peculiar de dançar, Adidas é reconhecida pelas três listras e Iris Apfel tem um visual ímpar.
Todas essas Marcas mencionadas acima, seriam facilmente reconhecidas através de suas respectivas "assinaturas".
A assinatura pode ter diversas formas: Um Elemento visual, Design, Voz, Som, Tecnologia, Figurino, um Bordão, dentre outros.
É claro que esses elementos também podem ser negativos e vão jogar contra você. Se você é daqueles que sempre está atrasado ou aquele colaborador que sempre se excede nas festas da empresa ! São atributos negativos, através dos quais também podemos ser reconhecidos.
Qual é a sua Marca? Qual o seu diferencial? Qual sua assinatura? Quais são as promessas da sua Marca? Você entrega o que promete? Qual sua essência? Quais os elementos e sentimentos através dos quais você é reconhecido? São elementos positivos?
Você chegará à conclusão que é uma Marca quando encontrar respostas claras, objetivas e positivas para estas questões e se certificar que você é percebido dessa mesma forma.
Falando de Marca, fuja do commodity e trabalhe naquilo que possa criar um diferencial.