Qual a diferença do currículo para um perfil do LinkedIn?

Qual a diferença do currículo para um perfil do LinkedIn?

Na newsletter "Carreira talks", você encontrará orientações e dicas para guiar o seu caminho até uma carreira profissional de sucesso. Para acompanhar a série, clique no botão "Assinar", ali no topo, à direita. E não se esqueça de deixar seus comentários no fim do artigo!


Com muita frequência, me perguntam qual a diferença entre um perfil do LinkedIn e o currículo tradicional, seja ele a versão impressa, ou em arquivo PDF.

Será que é o fim dos currículos na era do LinkedIn? Inclusive, tenho recebido muitos currículos que foram gerados pelo LinkedIn, mas será que um vale pelo outro? Será que são a mesma coisa? 

Muitos de vocês, ao entrarem na fase de procurar estágios e emprego, foram aconselhados a fazer um perfil no LinkedIn. Orientados a deixar um pouco de lado as demais redes sociais e gastar um pouco mais de tempo no LinkedIn: ferramenta fantástica para assuntos profissionais.

Mas será que diante dessa ferramenta tão complexa pra muitos e cheia de funções, o CV ficou de lado?

O foco de cada um é, originalmente, diferente embora possam parecer bem similares. Provavelmente você já ouviu dos pais ou dos avós o conselho: imprima milhares de cópias do CV e saia entregando de porta em porta nas empresas porque, “na minha época eu consegui o emprego assim”.

A verdade é que algumas coisas mudaram dessa época pra cá, e de fato, essa não é a melhor estratégia para conseguir um emprego. Hoje, a maioria das empresas tem realizado o recrutamento através de plataformas online e é lá que você deve depositar seu currículo.

Muitos recrutadores divulgam as vagas em seu perfil de LinkedIn ou mesmo em grupos do Facebook e pedem o envio do CV no formato PDF, por e-mail. Neste caso, mesmo que você use o LinkedIn para encontrar a vaga, para se candidatar você terá que ter um CV tradicional pronto em arquivo PDF.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O foco do currículo é relatar seu histórico profissional, habilidades, competências, realizações, além de apontar o objetivo profissional, ou seja, apresenta um histórico direto de sua formação e experiências.

Geralmente, com foco no que já aconteceu, foco no passado. A escrita do documento tende a ser mais formal, com um tom mais profissional do que os perfis do LinkedIn, e são escritos em terceira pessoa. Além disso, existe um limite de páginas onde você deverá organizar as informações e avaliar o que é mais relevante da sua trajetória incluir no currículo para o seu objetivo profissional atual.

Você ainda pode incluir no currículo o link da sua URL (endereço) do seu perfil no LinkedIn no campo de dados pessoais. Se o recrutador se interessar em saber mais sobre você, ele pode acessar seu LinkedIn e analisar todas as suas informações profissionais, experiências antigas, seus vários cursos e certificados. Dessa forma, o CV funciona como um chamariz pra você!

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Já o LinkedIn, apresenta a oportunidade de mostrar seu entusiasmo, sua personalidade e motivação, bem além do que o currículo tradicional costuma mostrar. 

Não há limitação de páginas na plataforma e você pode colocar todas as suas experiências, cursos, certificados, prêmios, trabalhos voluntários… É muita informação que dá para colocar! E quanto mais tempo você tem de carreira, mas extensa sua lista de experiências e conquistas.

Nele, você pode compartilhar experiências de voluntariado, interesses e competências. Além de obter recomendações de outras pessoas, como colegas de curso, professores ou colegas de trabalhos anteriores. Algo bastante valioso para dar ao seu empregador ou o futuro empregador uma visão mais ampla sobre você. 

E mesmo que você não esteja buscando um emprego, mas queira empreender, a rede também será muito importante para seu networking. 

No LinkedIn, estudantes, recém formados, profissionais e empregadores podem interagir com você por meio da busca e do uso de palavras chave para chegar ao seu perfil. 

O conteúdo que você publica também é excelente para ampliar essas possibilidades. Por isso, podemos dizer que currículo e perfil são diferentes, e podem ser usados de acordo com cada contexto e solicitação. 

Mas um diferencial do LinkedIn, é que você consegue destacar a sua personalidade, criatividade e interesses, por meio de diversas possibilidades de personalização e criação de conteúdo. Isso sem falar na possibilidade de acompanhar e interagir com outros profissionais que você admira e, assim, se inspirar e aprender com eles, além de descobrir eventos que podem ser interessantes para sua carreira. 

No LinkedIn você também tem voz, independentemente da sua idade ou do cargo que tem agora. Por isso não importa se você ainda é um estudante. Você pode criar artigos longos, posts no feed, publicar vídeos e compartilhar links. 

"Mas Pâm, sobre o que eu posso publicar?"

Na verdade, há muitas possibilidades. Você pode falar sobre assuntos ligados à sua área, notícias importantes para o setor ou o mercado, conteúdos que você aprendeu em sua formação ou mesmo assistindo aula de uma disciplina, pesquisas e estudos em sites que são importantes no momento. E ainda compartilhar experiências, desafios, superações e aprendizados. 

Aqui, tudo pode servir como conteúdo!

A minha dica é que você tenha os dois sempre atualizados.  O CV continua firme no processo de seleção e conquista de uma vaga, mas uma ferramenta não substitui a outro. Ambos devem ser utilizadas com sabedoria e estratégia, buscando contar a sua trajetória e as contribuições que pode trazer para futuras oportunidades. Além disso, lembre-se que o seu perfil do LinkedIn é vivo e todos os dias há chances de ser encontrado. Por isso, seja ativo na rede. 

Agora você já sabe a diferença entre LinkedIn e currículo. Use e abuse do LinkedIn para fazer seu marketing pessoal e encontrar e aplicar para vagas, e do CV convencional para candidatar em vagas específicas e se destacar nas entrevistas.

E se você não sabe como utilizar a rede a seu favor, te convido a entrar em contato comigo, assim posso te orientar como utilizar ambas as ferramentas de maneira efetiva e direcionada para o seu objetivo. Você poderá conhecer todas as estratégias da ferramenta e ter resultados muito mais rápidos e assertivos.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Pâmela Maia

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos