Qual a distância entre a Uber e o motorista?
Me fiz essa pergunta semana passada durante uma corrida em um Uber Pool. Após 3 outros passageiros descerem e só ter restado eu no carro, estava quase chegando em casa eis que o motorista que até então não havia falado nada o percurso todo faz o seguinte comentário: "é a primeira vez que eu encho o carro com o Uber Pool. E o Uber traçou os endereços direitinho, esse pessoal é muito esperto!".
O que me chamou atenção foi o fato de nesta pequena frase ele ter citado a empresa onde ele trabalha mais de uma vezes na terceira pessoa. Eu utilizo Uber cerca de duas vezes por semana, ou mais, e não foi a primeira vez que eu vejo algum motorista citando a Uber na terceira pessoa, e também o certo espanto com a tecnologia da roteirização automática no Pool, ou seja, a questão que eu indago no título desse artigo não é em relação à distância em quilômetros, mas sim sobre o distanciamento que o principal porta voz do serviço tem com a empresa que o emprega.
Hoje o motorista sente que trabalha PARA a Uber, e não NA Uber, e mesmo que de fato seja, a questão é: o quão construtivo é para o branding da Uber não ter colaboradores que se sintam participantes de toda esta revolução no transporte que está acontecendo?
Existe a máxima que "o melhor funcionário é aquele que se sente dono da empresa", na Uber eu vejo que os motoristas não estão tendo este tipo de sentimento, e este tipo de engajamento do funcionário com a empresa gera uma relação mais duradoura, e mais lucrativa para ambas as partes. Como neste casa não há, será que se um motorista encontrar um emprego melhor ele facilmente deixará de ser um parceiro da Uber, aumentando o turnover da empresa fazendo com que a qualidade do atendimento caia?
Só o tempo percorrido pelos motoristas irá nos responder se a distância entre eles e a Uber ficará maior, ou menor.
Melhorando vidas através da tecnologia - Empreendedora em EduHealth de inclusão digital & Consultora, mentora de Marketing e Inovação
8 aSilvana Karam Pregelj
Melhorando vidas através da tecnologia - Empreendedora em EduHealth de inclusão digital & Consultora, mentora de Marketing e Inovação
8 aLouise Faleiros Garrido