Qual o melhor canal de outbound para Incorporadoras?
Antes de avançar com o tema, gostaria de fazer um breve resumo desta que é uma das formas mais eficientes de fechar negócios em processos de vendas complexas, como é a venda de imóveis. O outbound marketing nada mais é que a velha e boa prospecção ativa, onde o vendedor (no caso, o corretor) vai em busca de potenciais clientes onde ele estiver. É o corretores quem toma a iniciativa de fazer a prospecção, entrar em contato direto por qualquer meio ou canal de aquisição que estiver à disposição dele.
A maior diferença entre o outbound e inbound é que no primeiro o potencial cliente é impactado e interage diretamente com o que você está vendendo. Ou seja, ele é abordado ou impactado, se engaja na mensagem e avança espontaneamente no processo manifestando interesse no produto da sua incorporadora. Já na estratégia de inbound, o cliente precisa buscar o que que está querendo e te achar em meio a um profissão sem fim de informações e ofertas semelhantes dos concorrentes. Além de caro, o sucesso deste processo é totalmente imprevisível e gera esforços enormes de tempo e dinheiro. Ou seja: o lead que entra via outbound está muito mais propício a comprar!
Você sabe: a jornada de compra de imóveis é longa e ignorar as vantagens que o outbound marketing podem trazer para seu negócio podem custar caro no fim do dia.
Disputar a atenção do seu potencial cliente em um oceano vermelho é uma tarefa árdua. Mas não há dúvidas que um canal de aquisição de clientes certo baseado em outbound e captação direta vai gerar volume de leads qualificados para sua equipe de vendas.
Dito isso, você não precisa só definir a estratégia de outbound que você vai apostar. O mais importante é definir qual canal de aquisição de clientes que sua incorporadora e seu time de vendas vai usar. É claro que hoje os meios digitais e as novas tecnologias de marketing possibilitam agora inúmeras opções ao corretor em detrimento ao antiquado corpo a corpo de campo, à panfletagem, as ligações para sua listas de contatos e outros modalidades que se tornaram ultrapassadas e pouco eficientes. Anúncios em rádio, jornal, revistas, outdoor, cartazes, faixas e eventos? Canais de aquisição de clientes como estes podem até serem usados em sua estratégia de marketing, mas o retorno sobre o investimento destes canais é muito baixo. Então é preciso encontrar o canal ideal para seu negócio/
Com a evolução natural do modelo de outbound, as novas mídia e tecnologias digitais ganham protagonismo. O outbound para vendas de imóveis agora é omnichannel (multicanal) e figital (uma mistura arrebatadora entre o físico e o digital), onde a captação de leads cruzam as fronteiras entre o on-line e o off-line, e vice-versa. E a grande e onipresente ferramenta de trabalho do corretor de imóveis agora é seu celular, sua conexão à internet, seu network pessoal e sua rede de contatos nos meios digitais e redes sociais. Leads anywhere, anytime!
Neste cenário, sem dúvidas o canal de aquisição de cientes que apresenta os melhores resultados é a rede de prospectores de leads, que explico a seguir.
Como funciona da rede de prospectores de leads
Agora, é possível o corretor criar uma rede digital de prospectores a partir de uma plataforma digital completa de marketing, captação e vendas. E funciona assim:
1 - Seu time de marketing publica todo o portifólio de produtos nesta plataforma feita exclusivamente para sua incorporadora - é simples como fazer um post no Instagram.
Recomendados pelo LinkedIn
2 - O corretor - parceiro ou da house - é chamado a participar do seu programa e se cadastra na solução: um aplicativo em nuvem.
3 - Uma vez logado, ele passa a enviar convites para outras pessoas. Que pessoas? As pessoas que citei acima: amigos, colegas, familiares, vizinhos, micro-empreendedores, motoristas de Uber, consultoras Natura, donas de salão de beleza ou donos de comércios próximos aos seus empreendimentos: começa o corpo-a-corpo digital!
4 - Ao aceitar o convite e fazer o cadastro na plataforma, estas pessoas se tornam captadores de clientes vinculados diretamente ao corretor que o convidou. Ela passa a ter acesso a todos os seu produtos e pode indicar para potenciais clientes usando suas redes sociais, aplicativos de mensagem e QR Codes para ações presencial cara-a-cara. Sim: é fundamental estar onde o potencial cliente estiver: na hora e lugar certo!
5 - Se alguém se interessar, preencher os dados e solicitar contato, isso vira um lead que cai direto no seu CRM e no aplicativo do corretor. Em tempo real!
Pronto: o corretor está com uma oportunidade em mão, entre em contato, agenda a visita, monta a pasta de documentação e fecha negócio!
Não é mais simples? Não é só mais simples: é muito mais barato, rápido e eficiente! E os números e resultados comprovam a eficiência da rede de prospectores de leads como canal de aquisição de clientes: leads que são gerados por este canal de aquisição de clientes convertem 4 vezes mais vendas do que leads capturados em anúncios pagos no Facebook. Estes mesmos leads fecham negócio até 3 vezes mais rápido! E sabe qual o esforço do corretor nesta captação? Fazer uma publicação nas suas redes sociais ou enviar o convite para sua rede de contatos no WhatsApp.
E quem disse que o automático não pode ser personalizado?
O mercado de imóveis é muito particular e quem trabalha nele sabe bem disso. Consumir imóveis é diferente de consumir qualquer outro tipo de produto. A confiança, transparência e relacionamento são a chave que abre portas e fechar negócio.
Na era da Inteligência Artificial e do marketing conversacional (onde as abordagens e a qualificação fica ao encargo de bots com roteiros de perguntas e respostas pré-programados), é completamente possível manter a empatia e a confiança que só a personalização cria. Desde as mensagens, da Copy até as Landing Pages de captura de leads podem ter o nome e a cara do corretor. Isso gera muita mais confiança e aumenta as chances do potencial cliente fornecer seus dados e solicitar contato.
Um canal de aquisição de clientes precisa ter estas características humanas na abordagem e na comunicação. E a Rede de Prospectores tem ambas pois, além de ser uma ferramenta tecnológica muito avançada e desenvolvida para esta finalidade, os atores principais são pessoas. São elas que fazem as captações via indicação. E por essas e outras funciona tão bem!