Quando a constância te leva longe
Trabalhar em uma startup que lida com muitos dados e inteligência artificial pode te levar a ver padrões em tudo. Nos 2 anos e 4 meses que estou aqui, já analisei dados de muitos alunos e é impressionante os que seguem a metodologia conseguem resultados expressivos. Afinal, são mais de 60 mil usuários, mais de 1 milhão e meio de questões respondidas nos últimos 12 meses e muitas, mas muitas horas de estudo.
Bom, antes de mais nada, vou explicar um pouco do que fazemos. O EduQC tem como missão formar um mundo de autodidatas, acreditamos que você é o seu melhor professor e criamos tecnologia para facilitar a vida do aluno a atingir melhores resultados.
O Victor Maia, fundador do EduQC, frequentemente comenta aqui na empresa: “A constância é muito mais importante do que a quantidade”. E isso é a mais pura verdade, muitos alunos começam “no gás” e colocam em seus planejamentos 8 horas de estudo por dia, mas dificilmente conseguem atingir suas metas.
A plataforma, por aprender com o aluno, começa a sugerir metas menores, mas alcançáveis. Quantas vezes já expliquei para aluno que se ele não está conseguindo estudar 2h por dia, não tem motivo a meta dele ser de 8 horas. Isso só vai gerar ansiedade e insatisfação.
É melhor estudar 2 horas 5 dias por semana do que estudar 10 horas em um dia. A gente consegue medir a curva de aprendizagem de cada uma das situações e afirmamos categoricamente que nada melhor para o seu aprendizado do que a constância e metas atingíveis, elas vão te motivar a ir mais longe. São mais de 60 mil usuários nas nossas plataformas.
Algo que a gente sempre leva em consideração em tudo o que fazemos por aqui é que do outro lado de um endereço de e-mail, sempre tem alguém com anseios, angústias e sonhos. E quando sabemos que, apesar dos milhões de dados que lidamos todos os dias, não adianta a gente desenvolver a melhor plataforma se ela não for útil para transformar vidas (é clichê, mas é o que a gente faz!). A transformação pode vir em forma de aprovação em um concurso, na conquista da Carteira da OAB ou simplesmente em a pessoa perceber que perdeu anos de estudo ineficaz e que agora realmente está aprendendo de verdade e sabe o quanto está evoluindo.
Convido a vocês a conhecerem o caso da aluna Eduarda (para não expor a aluna irei usar um nome fictício).
Ela já está com a gente há mais de ano e começou meio tímida na plataforma, mas com a Consultoria do Victor e a tecnologia que a plataforma oferece ela vem crescendo muito na sua caminhada para a aprovação em concurso.
Ano passado ela bateu na trave em um concurso de ponta, não existem formas milagrosas para passar, a fórmula na verdade é bem simples: estudar!
Mas nem todo mundo que estuda vai passar. A questão aqui é o “Como” estudar. Lembra da Constância? Vou mostrar uma tela com dados de estudo da Eduarda.
Quanto mais escuro está o “quadradinho” do dia, mais minutos estudados. Dá para ver que nos últimos 6 meses a Eduarda se dedicou bastante, hein?
E se pegarmos a evolução da Eduarda em relação ao conhecimento necessário para ela ser aprovada no concurso que ela quer, temos o seguinte gráfico:
Ela não passou ainda, mas está quase lá.
Quando a gente usa a tecnologia a favor da educação, a gente consegue guiar o aluno no que é melhor para ele e não no que ele “acha que é melhor”. É muito comum as pessoas estudarem o que gostam e se sabotarem em concursos e exames.
Ser aprovado não tem a ver com quem se sacrifica mais, mas sim com quem melhor faz uso do tempo que tem para estudar.