“Quando não puder aprender contribua...”
Sala de aula 2016. "André Machado"

“Quando não puder aprender contribua...”

Evolução profissional.

A caminhada para evolução profissional passa por não desperdiçar aprendizado a todo o momento. Em tudo se aprende algo, não pensem que existe algo em que se aprende tudo.

O que todo mundo busca é ter certeza de que se tem a melhor postura diante de cada instante dentro do que oferecemos isoladamente ou em equipe no nosso meio, quer seja profissional ou pessoal.

Quando nos entregamos ao aprendizado, observamos colegas, mestres e suas experiências reais.

A cada dinâmica, exercício, debate, ‘aula’ ou oportunidade, nos avaliamos varias vezes e acabamos comparando nossas escolhas ou ações com as sugeridas pelos colegas ou mestres. No mundo dinâmico e globalizado, toda postura diante de qualquer assunto ou necessidade, o que conta para qualquer empresa que tem como um dos focos principais as pessoas, os gestores estão de olho em cada movimento de seus colaboradores, por isso hoje não se busca mais um profissional especialista em algo, mas aquele que saiba acima de qualquer coisa lidar com pessoas. Isto quer dizer com gerações diferentes, com experiências diferentes, com métodos diferentes. É preciso se desprender de onde está para ver amplamente o famoso, pensar fora da caixa.

Evoluir é conseguir ver oportunidade em tudo. “Quando não puder aprender contribua...” (André Machado, 2010).

Um bom grupo para aprender e ensinar é aquele que todos entregam tudo o que tem de melhor, ensinar e aprender andam juntos.

Acredito que ser um profissional de longa caminhada, larga experiência, muito estudo e respeitado por seus conhecimentos comprovados na pratica, se torna um bom gestor de pessoas, lhe garante credibilidade ao que ele oferece, faz todo mundo querer saber o que este(a) profissional faria no seu lugar, e mais, serve como norte de como se deve ser, agir e absorver o tem para enfrentar e como lidar com cada situação. Cada um na sua necessidade especifica deve aproveitar o que lhe é inerente para o ponto em que está e para onde se quer chegar.

Esse é o papel histórico do líder. No curto prazo, cuidar bem de todos, como grupo, e de cada um, individualmente, reconhecendo que seres humanos reagem a estímulos de maneiras diferentes. E, no longo prazo, desenvolver novos líderes. Busque sempre aprender mais, ensine que você aprende também.

Inovar, surpreender ensinar e aprender é ser eficaz.

André Machado

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos