QUANDO PROCURAR PSICOTERAPIA?
Aproveitando a campanha Janeiro Branco - que visa dar maior destaque à importância dos cuidados em saúde mental - respondo brevemente a esta pergunta, que reflete a dúvida da maioria das pessoas.
Apesar da maior conscientização sobre o valor do cuidado e da prevenção, ainda há muito preconceito quando se trata de saúde mental. É comum atendermos pessoas que buscam ajuda profissional tardiamente, quando já há um grau de sofrimento e um prejuízo considerável na vida diária e relacionamentos.
O objetivo da psicoterapia é auxiliar o indivíduo a reconhecer suas próprias angústias, escolhas, desejos, limites, e encontrar ferramentas para administrá-los e viver de forma menos penosa. Geralmente, recomenda-se suporte psicoterápico sempre que há algum incômodo persistente e difícil de lidar por conta própria.
Há pessoas que chegam com uma questão já formulada, intrigadas com algo que se repete, como por exemplo: “por que sempre me envolvo em relacionamentos destrutivos”? Outros ainda não tem clareza do motivo pelo qual estão ali, mas simplesmente sabem que algo não vai bem. Neste caso, o trabalho do psicólogo será auxiliar na identificação e nomeação desta angústia, a fim de permitir que ela se desdobre em questões que serão trabalhadas ao longo das sessões.
Trata-se de um investimento em si mesmo. Exige coragem para dar o primeiro passo, mas é uma experiência única e enriquecedora.