Quanto custa? Só? Quero 2!

Produto bom é produto que vende muito?

Este é um mito muito interessante que muitos donos de negócio – novos ou tradicionais – acabam acreditando e, no final do mês acaba não entendendo por que não tem tanto dinheiro na conta quanto gostaria.

A quantidade vendida está diretamente ligada ao faturamento, ou seja, quanto o cliente tira do bolso para pagar pelo serviço ou produto oferecido. Acontece que, a partir do faturamento, é necessário retirar:

·        Impostos (ou você não tinha se dado conta que o governo é seu sócio?)

·        Custos diretos com o serviço prestado ou produto vendido (qualquer gasto fundamental para a existência do produto/serviço, como o salário do padeiro na padaria ou o custo de 1 hora de consultoria com seu deslocamento)

·        Custos variáveis (custos que crescem ou diminuem conforme você venda mais ou menos, como a comissão de venda ou a taxa de uma máquina de cartão)

Após essas contas de subtração, temos a margem de contribuição: o valor que cada serviço ou produto deixa na mesa para contribuir com o negócio para pagar as despesas e gerar resultado: positivo = lucro, negativo = prejuízo.

Então, uma abordagem mais inteligente seria cruzar a quantidade vendida com a margem de contribuição entregue por cada produto para direcionar uma tomada de ação do gestor:

Sugestão de ações:

Quadrante A: Reavaliar produtos

  • Produtos ou serviços com baixa margem de contribuição e baixo volume de vendas precisam de uma avaliação criteriosa para remove-los do catálogo.

Quadrante B: Incentivar vendas

  • Como o produto já possui uma margem de contribuição boa, chegou a hora de incentivar as suas vendas com ofertas diferenciadas ou formação de pacotes. Claro, mantendo a margem de contribuição saudável.

Quadrante C: Manter

  • Esses são os melhores. Produtos nessa posição precisam de mais comunicação.

Quadrante D: Aumentar a margem

  • O volume de vendas diz que o serviço/produto tem uma boa aceitação e, provavelmente, os clientes terão uma maior sensibilidade a variações de preço. Então busque agregar mais valor ao produto/serviço para melhorar a margem de contribuição. Se o seu produto é uma blusa, que tal vender junto uma bijuteria? Se você oferece uma consultoria, que tal imprimir o relatório final em boa qualidade?

Observe que em várias situações do seu negócio, um mesmo produto pode estar competindo com o dinheiro do bolso do seu cliente, gerando considerável esforço de venda, porém deixando um valor baixo para o negócio. Tenha muita atenção com isso!

E os serviços ou produtos estão bem posicionados?

Caso você tenha dificuldade de fazer essa análise no seu negócio, nós podemos te ajudar. Entre em contato (contato@doubleresults.com.br), que teremos o maior prazer em te ajudar a fazer melhor!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos