Quanto vale um tombo?

Quanto vale um tombo?

Não existe publicidade negativa, mas como você diz algo revela quem você é.

Eu não pretendo julgar a Carol, por que não conheço absolutamente nada sobre ela. Mas percebo que o fato de ser uma mulher negra fez com que tudo a seu respeito no reality show tivesse uma dimensão muito maior.

A sequência de atitudes dela no programa representava, dentre tantas outras coisas, uma oportunidade a ser explorada e a Globo não perderia.

Primeiro você destrói a imagem de alguém, logo em seguida você a reconstrói. No fim você ganha audiência, mostra poder e enche o caixa de grana.

Este é o lado mágico e perverso que a comunicação pode ter.

A Carol que o Brasil “conheceu” e logo em seguida passou a “odiar” é fruto da decisão da história que o programa decidiu contar.

“Ah, mas eu assisti o BBB e a edição não inventou nada!”

Ok, isto é óbvio, não existem inocentes. A Carol é responsável por tudo que disse e fez, no entanto, o autor de uma história é capaz de criar heróis e monstros.

Histórias conectam, convertem, convencem e podem manipular.

O “A Vida Depois do Tombo” (Doc sobre a Karol Conká) é mais um produto Globo, que enxergou uma oportunidade diante do percentual esmagador alcançado na eliminação da happer no reality.

Não é preciso ser um gênio para entender que o roteiro que será explorado terá como objetivo mostrar o lado diferente e humanizado da artista.

A história de uma mulher que teve uma infância sofrida, batalhou, alcançou o sucesso, lutou contra o preconceito, consolidou-se em sua carreira e conheceu o ódio de uma nação. Sofreu muito e depois de tudo isto, ainda assim, teve a coragem de enfrentar novamente os holofotes e mostrar-se nua e crua. Ela aprendeu, reconheceu seus defeitos, sabe suas qualidades, mas sobretudo tem um profundo sentimento de gratidão resiliência.

A Carol é um exemplo de jornada do herói* que regressou com um elixir poderoso adquirido após uma experiência intensa e traumática.

Não importa se você acredita ou concorda.

Esta será a história contada.

E venderá muito.

*estratégia tão frequentemente utilizada no marketing digital

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Emerson Leandro Silva

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos