Quem é meu cliente ? Uma visão abrangente.

Umas breves palavras e insights, que podem nos ajudar a pensar mercados e negócios de forma abrangente.

Vamos, primeiramente, lançar mão de situações clássicas encontradas no mundo dos negócios.

Jack Welch, ex-Chairman e ex-CEO da General Electric, que aplicou uma série de inovações gerenciais na empresa, implementou, entre outras, duas políticas mercadológicas:

• Toda Unidade que não for a primeira ou a segunda em seu mercado, deve sair do mercado;

• Nenhuma Unidade deve ter mais que 10% do mercado que atua. Se tiver ou alcançar esta fatia de mercado, deve redimensionar o seu mercado.

Esta segunda política foi implementada para evitar distorções relacionados à manutenção do mercado das Unidades da GE dentro de um conceito restrito. Ela surgiu após a empresa ter adotado a primeira e induziu os gestores a continuamente reinventar e repensar mercados e produtos e não se deixarem estrangular pelo sucesso alcançado.

Os fundadores da Google nunca se viram no negócio de mecanismo de busca, mas de organizar a informação do mundo e torna-la acessível e útil para todos.

Levitt explica que as empresas ferroviárias perderam terreno porque só se viam no negócio de ferrovia e não no de transporte.

“Quem é meu cliente” ?

As respostas nos ajudarão a enxergar o mercado de forma mais ampla, estabelecer novos canais de comunicação e expandir nosso portfolio de produtos, com consequência positiva na perpetuidade e longevidade dos negócios.

Vamos dar um exemplo simples, prático e real.

Para uma Concessionária de Caminhões, quem é o cliente ?

Em um “brainstorming” com os gestores, listamos: o proprietário da frota, o motorista do caminhão da frota, o gestor de manutenção, o gestor da frota, o almoxarife do frotista, o comprador, o motorista autônomo, proprietários de oficinas próprias, entre outros. E para cada caso, canais de comunicação e de aproximação devem ser tratados de forma personalizada.

No fundo, a sugestão é evoluirmos de uma visão restrita para uma visão abrangente de negócio, permitindo assim uma atuação mais ampla de mercado, multiplicando nossas oportunidades de crescimento.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de João Luiz Simões Neves

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos