Quem é o consumidor de 2024?

Quem é o consumidor de 2024?

Chegou a 11ª edição da The Loyalty Loop, a newsletter que te atualiza sobre o que há de mais novo no universo do loyalty! E o tema de hoje é fundamental, pois iremos falar deles, que movem os negócios e fazem você pensar em milhares de estratégias para retê-los e fidelizá-los: os clientes. 

Por ser sensível a diversos fatores, desde o cenário econômico global até características pessoais, o comportamento do consumidor pode mudar mais rápido do que se imagina. 

Ano a ano, a forma como os clientes se relacionam com as marcas passa por grandes transformações, fazendo com que as empresas se perguntem constantemente: 

💰 Quanto meu cliente está disposto a pagar?

👨 Como posso alcançar novos públicos? 

❌ Quais pontos de fricção precisam ser eliminados? 

😀 Como manter meu cliente satisfeito e fiel à marca? 

À medida que avançamos para uma nova era de consumo, os paradigmas tradicionais estão sendo redefinidos. Não é mais suficiente apenas oferecer um produto ou serviço - a jornada do cliente e a experiência que o envolve são agora centrais.

E para não ser pego de surpresa, é preciso estar alguns passos à frente, antecipando-se às principais tendências e adaptando-se a elas.

Por isso, listamos 3 tendências que precisam estar no seu radar para fidelizar em 2024:

A evolução do phygital

Há alguns anos, as empresas reconheceram a importância de estabelecer uma presença online sólida para atingir novos públicos e ampliar os canais de relacionamento com os consumidores. Nesse contexto, surgiu o termo phygital, que representa a união entre os ambientes físicos e digitais de uma marca. 

Mas agora as marcas precisam ir além do que se conhecia por phygital e adotar novas estratégias que atendam à preferência dos consumidores hoje: a integração ainda maior entre o físico e o digital na jornada de compra. 

Proteção de dados é prioridade

Nesse contexto de digitalização, em que trabalho, consumo e vida pessoal estão conectados às telas de computadores e celulares, a quantidade de interações online atingiu enormes proporções. Para se ter ideia, uma pesquisa da empresa @Appdome revelou que 73,7% dos brasileiros acessam de um a dez aplicativos por dia. 

A cada clique, transação, upload e download, os usuários permitem - muitas vezes sem saber - que seus dados pessoais sejam coletados, analisados e compartilhados por aplicativos, plataformas, empresas e instituições. Mas o consumidor do futuro quer colocar um ponto final nessa situação. 

O principal desafio neste cenário consiste em conquistar e manter a confiança dos clientes quando o assunto é proteção de dados e cibersegurança. Essa confiança será um ativo importante para o relacionamento entre marcas e consumidores, sendo um dos principais fatores considerados na decisão de compra. 

Consumo consciente e ESG

Quem pensa que o consumo consciente é uma característica apenas da Geração Z está enganado. Esta é uma tendência crescente entre todos os consumidores e que deve ser observada pelas marcas que desejam gerar relacionamentos duradouros e fidelidade.

Portanto, fidelizar com propósito é o caminho para as empresas que desejam se conectar com seus consumidores através do consumo consciente. 

Além de permitir o acúmulo de pontos a partir de ações desejadas e incentivar que os participantes doem seus pontos para instituições que apoiam causas relevantes para a marca, os programas de fidelidade podem agregar propósito de diversas outras formas, como por exemplo, através de recompensas sustentáveis. 




Curtiu o conteúdo? Para saber mais sobre como colocar estas tendências em prática, clique aqui e leia nosso artigo completo no blog!

Até a próxima edição 👋




A Indico é especialista em programas de fidelidade e possui o know-how necessário para identificar, desenvolver e implementar a estratégia de fidelização ideal para a sua empresa. 


Se quiser bater um papo com a gente, clica aqui - ficaremos muito felizes em falar com você! 😁


Aproveite também para baixar nosso último ebook gratuito e ficar por dentro das maiores tendências para programas de fidelidade em 2024!

Luiz Roberto (Beto) Carvalho

Impact Ventures & Ecosystem Builder

9 m

André Veloso Trabalho pela priorização do investimento na Saúde Mental de crianças e jovens. Como conectar essa causa às empresas para ampliarmos o financiamento de ações de transformação social.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de INDICO

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos