Quem consegue viver só?

Quem consegue viver só?

Foram muitas as vezes que ouvi alguém dizer que gostaria de ficar só, alguns inclusive se afastam e tentam levar a vida em solidão. Ledo engano, porque neste mundo não existe a menor possibilidade de viver só, apesar que existem pessoas que se sentem sozinhas, mesmo cercadas por outras pessoas, por isso viver só e solidão não é exatamente a mesma coisa.

A sociedade, ao longo dos anos, se organizou em base a relações entre as pessoas, fisicamente. Então tudo que fazemos tem a ver com os outros.

Pensemos, pois, que para nascer dependemos de mais de uma pessoa, e desde a concepção, muitas pessoas participam de nossas vidas e nos oferecem cuidados. Mesmo depois de morrer, provavelmente alguém vai cuidar do nosso sepultamento.

Um amigo me confidenciou que vivia muito bem recluso em seu apartamento, sem depender de ninguém. Eu lhe disse que isso era impossível, e ele reafirmou que não só era possível, mas que ele podia me garantir que não precisava de ninguém para viver. Foi quando perguntei: como você acha que a água vem na sua torneira? Ou como a luz se acende em seu apartamento? Talvez você não tenha pensado, mas existem muitas pessoas trabalhando para você, mesmo que você não saiba, ou não queira saber.

A sociedade, ao longo dos anos, se organizou em base a relações entre as pessoas, fisicamente. Então tudo que fazemos tem a ver com os outros. Isolar as pessoas tem como consequência mudanças extremas de habito de se relacionar, o que leva a muito sofrimento. De fato, o ser humano tem uma necessidade muito forte de se relacionar com os seus semelhantes, basta refletir que o grande castigo para quem comete crimes é a privação da liberdade. 

Nos tempos atuais, onde estamos sendo forçados ao isolamento social, tem aflorado muitas discussões sobre os impactos deste isolamento na sociedade, indo desde crises entre casais até casos sérios de depressão, causando muito sofrimento para as pessoas. Rever os amigos, ou frequentar lugares públicos com muita gente nos traz uma sensação de bem-estar enorme. Uma sensação plena de Liberdade!

Por isso, as pessoas têm buscado desesperadamente maneiras de acercar-se uns dos outros, mesmo sem ter contato físico. Ressurgem drive-in, shows de música online, jogos de futebol, escolas criam sistemas de aulas virtuais, até circo com plateia dentro do carro. Todos estes eventos têm como objetivo a aproximação entre pessoas, apesar das barreiras físicas impostas por protocolos que visam a garantia da segurança em tempos de pandemia.

Fico imaginando como se aplaude um espetáculo de circo visto de dentro do carro, talvez tocando a buzina, ou piscando os faróis, mas isso é um pequeno detalhe comparado a necessidade de as pessoas saírem de casa e estar perto umas das outras, mesmo que fisicamente distantes.

Se é prazeroso abrir a janela do carro e conversar com um desconhecido que está dentro de outro carro a 5 metros de distância em um Drive-in, dançar ou vibrar em uma final de campeonato sentado no dentro de um carro em um estádio de futebol, é porque as pessoas necessitam estar com os outros. Por estas e outras razões, eu não creio que seja possível viver sozinho.

Patricia Patiño

Dirección y Gestión de Servicios

4 a

Totalmente de acuerdo Luiz; como alguna vez leí, el hombre es un animal social, por ende emocional, afectivo, espiritual y necesitamos unos de otros para poder sentirnos bien y realizados ! 👏

Eduardo de Lima Brito

Enjoying IT and making things happen.

4 a

Luiz. Concordo 100% com você. Este "novo normal" que está se pregando não resistirá por muito tempo. As pessoas precisam interagir. As oportunidades aparecem, muitas vezes, do acaso e a interação é chave para tudo isso.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Luiz Alves

  • Estresse por desemprego

    Estresse por desemprego

    Quando você repentinamente perde o seu trabalho, um elemento de pavor pode se instalar, se você não trabalhar a sua…

    1 comentário
  • Um Natal de sobreviventes

    Um Natal de sobreviventes

    Somos todos sobreviventes! A expectativa era que 2020 fosse um ano par, literalmente, não foi! Ao oposto, esse foi um…

    5 comentários
  • O dia que senti vergonha se ser branco!

    O dia que senti vergonha se ser branco!

    Hoje, 20 de novembro, quando se celebra o dia da “Consciência Negra” amanhecemos com a triste e repugnante notícia que…

    3 comentários
  • Nossa Amazônia...

    Nossa Amazônia...

    Tem sido frequente discussões, em nível global, relacionadas a internacionalização da Amazônia por se tratar de um…

    1 comentário
  • Como será o novo normal?

    Como será o novo normal?

    Um ponto parece haver concordância quando se fala sobre a vida pós-pandemia. Ocorrerão mudanças profundas na forma das…

    3 comentários
  • Quando será o próximo Carnaval?

    Quando será o próximo Carnaval?

    Tenho vários motivos para crer que não será em fevereiro de 2021. Sob a perspectiva de eventos com grande aglomeração…

    2 comentários
  • O que vai acontecer com a aviação civil pós Covid-19?

    O que vai acontecer com a aviação civil pós Covid-19?

    Dentre as diversas indústrias que terão que se reinventar, a indústria da aviação civil, devido a sua natureza global…

    2 comentários
  • Cisne Verde

    Cisne Verde

    A depressão econômica mundial de 2008 fez surgir o termo "cisne negro" para se referir a eventos fora da curva e que…

  • A questão matemática do coronavirus

    A questão matemática do coronavirus

    Na minha vida acadêmica, uma das disciplinas que me ajudou a organizar pensamentos foi a lógica. Sem a pretensão de que…

    2 comentários
  • Sorria, você está sendo filmado

    Sorria, você está sendo filmado

    Não faz muito tempo que houve uma grande discussão sobre a questão de privacidade relacionada às soluções de…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos