Quem ou o que é a Alexa?
foto: Amazon

Quem ou o que é a Alexa?

O mercado dos assistentes virtuais tem passado por importantes mudanças e evoluções. Os chatbots tem ganhado cada vez mais representatividade e o volume de atendimentos realizado por este tipo de canal tem crescido a cada dia.

Além do crescimento, os chatbots tem apresentado outras importantes mudanças, muitas delas relacionadas ao tipo de transação realizada. Antes, grande parte dos bots, apresentava conteúdos estritamente restritos e muitos deles limitados apenas a textos. Hoje é possível notar a evolução e encontrar bots, em diferentes canais, realizando transações, auxiliando em consultadas personalizadas e muito mais.

Mas é com a chegada dos assistentes virtuais por voz que o mercado deve sofrer ainda mais mudanças.

Devices como a Alexa, Siri e Google Assistente são cada vez mais comuns no dia a dia. A chegada da Alexa ao Brasil já tem gerado curiosidade e um certo burburinho...

O Alexa Voice Service – AVS, como é chamado tecnicamente pela Amazon, é definido como um conjunto de serviços, construído e mecanizado por inteligência artificial que pode ser acionado por comando de voz.

Presente no mercado internacional desde novembro de 2014, a Alexa já está disponível em 15 países e interagindo em sete idiomas diferentes. O grau de conhecimento de cada idioma varia de acordo com tempo e volume de atuação do assistente. Por exemplo, o inglês é a língua nativa e está presente em diferentes países, facilitando e ampliando o poder de aprendizado.

Hoje a Alexa apresenta skills variados, algumas regiões contam com um volume maior de funcionalidades enquanto outras ainda estão na fase beta, como é o caso do Brasil.

A chegada no mercado brasileiro ainda não é oficial. Neste primeiro momento o assistente está disponível apenas para usuários selecionados. Convidados por e-mail, os participantes da fase de testes receberam em casa um Amazon Echo para poder usar a Alexa onde e quando quiserem.

Junto com o convite a Amazon informou aos participantes que a Alexa em português ainda está em fase de aprendizado e conta com um número de skills limitados. Dentre as principais funcionalidades da assistente estão a leitura de notícias e áudio livros, consulta as condições meteorológicas, reprodução de músicas por streaming, entre outros.

Serviços como monitoramento do trânsito e compras, que são destaque nos EUA, e brincadeirinhas e piadas, ainda não estão disponíveis na versão em português.

A Amazon não divulgou informações relacionadas ao número de usuários participantes e ao tempo de duração do programa de teste. A data de lançamento dos produtos da linha Echo no Brasil também são suspense.

Mesmo antes do lançamento oficial a Alexa já tem movimentado o mercado de tecnologia. Estudos relacionados ao mapeamento de integrações e limitações técnicas, já vem sendo realizados. As empresas têm buscado entender o mecanismo e o entendimento da Alexa, em outras línguas, a fim de receber a chegada do device com grandes possibilidades de suporte e  inovação. 

Michelle Pershing

Especialista em Planejamento/ Orçamento/Remuneração/Controladoria/Contabilidade/ FP&A/Custos..

5 a

Muito bom

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos