Quem quer mudar e como?
Inspired by "Who wants to change and how?" from Isabel Thielmann e Reinout E. de Vries

Quem quer mudar e como?

Sobre o impacto dos Traços de Personalidade nos objetivos de mudança


Este artigo é inspirado em um estudo que investiga os objetivos de mudança de personalidade, focando na especificidade dos traços que as pessoas desejam alterar. Através do modelo HEXACO utilizado, compreende-se 6 dimensões de traços de personalidade: Honestidade-Humildade, Emoção, Extroversão, Afabilidade, Conscienciosidade e Abertura à Experiência.

Pesquisa

A pesquisa foi realizada através de três estudos, onde os participantes relataram seus níveis atuais de traços de personalidade e seus objetivos de mudança, com análises focadas na relação entre esses níveis e os objetivos de mudança. Além disso, foi examinado o impacto do feedback sobre a personalidade nesses objetivos.

1. Relação entre Níveis de Traços e Objetivos de Mudança:

  • Emocionalidade: Indivíduos com altos níveis de Emocionalidade tendem a querer diminuí-la. Aqueles com baixos níveis não mostram um desejo significativo de mudança.
  • Extroversão: Pessoas menos extrovertidas frequentemente desejam aumentar sua sociabilidade e assertividade.
  • Conscienciosidade: Indivíduos com baixos níveis de Conscienciosidade frequentemente desejam se tornar mais organizados e responsáveis.
  • Afabilidade e Abertura à Experiência: Não houve correlações significativas para esses traços, indicando que o desejo de mudança não é fortemente influenciado pelos níveis atuais nesses traços.

2. Feedback de Personalidade:

  • Efeito ao receber o Feedback: Quando os participantes receberam feedback detalhado sobre seus traços de personalidade, a especificidade dos objetivos de mudança diminuiu. Isso sugere que um maior autoconhecimento pode levar a objetivos de mudança mais equilibrados e realistas.
  • Uniformidade nos Objetivos: O feedback promove uma compreensão mais uniforme dos traços, resultando em metas de mudança menos específicas e mais abrangentes.
  • O feedback gera o famoso autoconhecimento, atuando como a chave propulsora das mudanças comportamentais.

3. Desejabilidade Social e Auto-Relevância:

  • Influência da Desejabilidade Social: A desejabilidade social foi um fator importante para os objetivos de mudança em muitas dimensões do HEXACO. Indivíduos desejam melhorar traços vistos como socialmente desejáveis, como Extroversão e Conscienciosidade.
  • Importância da Auto-Relevância: Para Honestidade-Humildade e Abertura à Experiência, a relevância pessoal e os valores associados a esses traços influenciaram mais os objetivos de mudança do que a desejabilidade social.
  • Satisfação Pessoal: Indivíduos com altos níveis de traços socialmente desejáveis relataram maior satisfação com sua personalidade e orgulho de si mesmos, correlacionando com menores desejos de mudança nesses traços.

Conclusão :)

O estudo conclui que as pessoas geralmente desejam melhorar traços de personalidade que são socialmente desejáveis e que lhes faltam. No entanto, esse desejo de mudança não é uniforme para todos os traços. Traços altamente relevantes para a identidade e valores pessoais, como Honestidade-Humildade e Abertura à Experiência, mostram menos variação nos objetivos de mudança, independentemente dos níveis atuais. Ou seja, no que tange aos aspectos Honestidade-Humildade e Abertura à Experiência, estes tendem a ser mais arraigados na personalidade e mais conectados à identidade do indivíduo, assim como com seus valores pessoais.

Fornecer feedback sobre a personalidade tende a equilibrar os objetivos de mudança entre diferentes traços, indicando que um maior autoconhecimento pode resultar em metas de mudança mais realistas e bem-sucedidas.


"Who wants to change and how?"

Autores: Isabel Thielmann e Reinout E. de Vries

Publicação: Journal of Personality and Social Psychology, 2021

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Clarissa Dias

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos