Quem quer mudar e como?
Sobre o impacto dos Traços de Personalidade nos objetivos de mudança
Este artigo é inspirado em um estudo que investiga os objetivos de mudança de personalidade, focando na especificidade dos traços que as pessoas desejam alterar. Através do modelo HEXACO utilizado, compreende-se 6 dimensões de traços de personalidade: Honestidade-Humildade, Emoção, Extroversão, Afabilidade, Conscienciosidade e Abertura à Experiência.
Pesquisa
A pesquisa foi realizada através de três estudos, onde os participantes relataram seus níveis atuais de traços de personalidade e seus objetivos de mudança, com análises focadas na relação entre esses níveis e os objetivos de mudança. Além disso, foi examinado o impacto do feedback sobre a personalidade nesses objetivos.
1. Relação entre Níveis de Traços e Objetivos de Mudança:
2. Feedback de Personalidade:
Recomendados pelo LinkedIn
3. Desejabilidade Social e Auto-Relevância:
Conclusão :)
O estudo conclui que as pessoas geralmente desejam melhorar traços de personalidade que são socialmente desejáveis e que lhes faltam. No entanto, esse desejo de mudança não é uniforme para todos os traços. Traços altamente relevantes para a identidade e valores pessoais, como Honestidade-Humildade e Abertura à Experiência, mostram menos variação nos objetivos de mudança, independentemente dos níveis atuais. Ou seja, no que tange aos aspectos Honestidade-Humildade e Abertura à Experiência, estes tendem a ser mais arraigados na personalidade e mais conectados à identidade do indivíduo, assim como com seus valores pessoais.
Fornecer feedback sobre a personalidade tende a equilibrar os objetivos de mudança entre diferentes traços, indicando que um maior autoconhecimento pode resultar em metas de mudança mais realistas e bem-sucedidas.
"Who wants to change and how?"
Autores: Isabel Thielmann e Reinout E. de Vries
Publicação: Journal of Personality and Social Psychology, 2021