Quem são seus vendedores?
I’m Sales, Salesman! Tive a felicidade de nascer na família que tem Vendas até no nome. Meu sugestivo sobrenome é motivo de brincadeiras nas reuniões de negócios, principalmente no exterior. Ser Vendedor de nascença, como costumo brincar, me dá uma vantagem competitiva. Consigo fixar minha marca na mente das pessoas por causa dessa associação entre nome e profissão.
Apesar do sobrenome e de ter trabalhado muito tempo na área comercial, não me considero um exímio vendedor com técnicas diversas e ferramentas diferenciadas! O que aprendi com meu querido amigo José Ricardo Noronha, um dos mais influentes evangelizadores em Vendas do Brasil, é que meu diferencial está no relacionamento humano. Mais do que vendas B2C ou B2B, minha especialidade é em Vendas H2H – de humanos para humanos.
Talvez por isso que tantas pessoas me procuram para que eu venda seus produtos e serviços para o meu “Networking”. Mais frequente são os episódios de amigos que me procuram pedindo ajuda para se venderem. Vender é uma arte e nós, brasileiros, temos uma dificuldade enorme de se autopromover. Fico impressionado como esses amigos não conseguem enxergar o valor único que eles têm.
A situação fica ainda mais crítica quando a pessoa está em transição de carreira. A baixa autoestima, infelizmente, tira a capacidade de profissionais incríveis de acreditarem no seu enorme potencial. Até mesmo grandes vendedores, que possuem uma extensa rede de relacionamento profissional, se sentem incapacitados quando esperam muito desses contatos e não obtêm retorno. Se você está nessa situação, sugiro navegar pelas dezenas de artigos já publicados na Newsletter da YourNetWorks.
Vender o talento e as competências de um profissional é algo tão complexo que isso é um negócio de valor inestimável oferecido por empresas especializadas em Outplacement. Eu já tive diversas oportunidades de fazer palestras da YourNetWorks para trabalhadores em recolocação nessas entidades. Apesar desses executivos terem contratado serviços especializados para os venderem aos potenciais empregadores, eu ensino nesses encontros que são eles os responsáveis por montar o melhor time de vendas para ir ao mercado.
Recomendados pelo LinkedIn
O escritor norte-americano Napoleon Hill, uma das principais referências literárias na área de autoajuda, certa vez disse que a melhor maneira de se vender aos outros é primeiro vender os outros a si mesmo. Por isso, para sua rede funcionar, procure entre seus contatos quem você “contrataria” para ser seu vendedor. Depois, faça um treinamento de vendas corpo-a-corpo com esse time incrível para que eles conheçam o bem produto (você) e passem a oferecê-lo com paixão e entusiasmo para seus clientes em potencial!
Gostou? Então se inscreva na Newsletter "Sua Rede Funciona?" e indique esse artigo para seus melhores vendedores!
I4h
1 aExcelente artigo, estou numa transição de carreira e teve muito valor. Gratidão 🙏🏻
Zé Vendedor | Especialista em Vendas Consultivas e Liderança | Treino e inspiro as melhores e maiores empresas do mundo a venderem mais, melhor e com mais paixão | Quer resultados excepcionais? Vamos falar!
1 aParabéns pelo excelente artigo! No seu super livro "Vender é Humano", o Daniel Pink corrobora com sua visão de todos nós somos vendedores! Que Deus continue te iluminando em tudo meu querido amigo e vizinho Luiz Sales!
Executivo de Desenvolvimento de Negócios e Vendas, Professor, Mentor e Escritor dos livros Balanced Skills e Vivi, Vendi, Venci.
1 aMeu querido amigo José Ricardo Noronha, mestre na arte de vender, fiz uma menção honrosa a você nesse artigo! Espero que goste da referência!