Quem veio antes, carro elétrico ou carro a combustão?

Quem veio antes, carro elétrico ou carro a combustão?

Estamos vendo a consolidação do carro elétrico como o futuro da indústria automobilística. Quem não acha esta ideia interessante? Quem não acha os carros da Tesla fascinantes? Mas ficamos com a falsa impressão de que é uma tecnologia moderna, com alto grau de novidade. Bem, talvez não seja bem assim, como veremos a partir de agora.

Aqui mesmo no Brasil, há muitos anos atrás, tivemos uma fábrica de veículos genuinamente nacional chamada Gurgel Motores, que era uma empresa avançada para aquela época. A Gurgel teve dois lançamentos incríveis: se não me falha a memória, as carrocerias dos veículos eram feitas de fibra de vidro, o que gerava como consequência a praticamente ausência de corrosão. Quem tem veículo com carroceria metálica, e por um acaso mora perto do mar, sabe do tema. o segundo lançamento importante da Gurgel foi um veículo elétrico chamado Itaipu, em homenagem a nossa usina hidrelétrica, e que foi lançado em 1974. Vejam aí na foto o próprio Gurgel apresentando o veículo ao apresentador Silvio Santos. Incrível, não? Tecnologia Made in Brasil.

Voltando ainda mais no tempo, pode-se encontrar informações na internet de que o primeiro veículo elétrico da história foi construído em 1835, muito antes do primeiro carro a combustão, que exigia um motor sofisticado demais para a época. Quando os carros à combustão foram finalmente comercializados, no início do século XX, a evolução foi muito rápida e ultrapassou a produção de carros elétricos, tornando-se então acessível à população.

Agora temos uma outra situação, na qual o apelo ambiental está influenciando de maneira decisiva a produção e o consumo de veículos elétricos. Recentemente, por exemplo, vi que na Noruega a venda de carros elétricos já supera a venda de carros à combustão. Então que venham os Teslas, os Porsches Taycan e outras opções incríveis. Estamos aguardando. E venham baratinho, viu? Rsrs

Antes que eu esqueça, parece inclusive que a Apple também tem interesse neste mercado. Porque será? Podemos suspeitar de algo? Para finalizar quero apenas fazer meu comentário final. Os carros elétricos são muito bem-vindos. Só não devemos nos enganar achando que eles são novidade absoluta.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Thomas de Araujo Buck

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos