Quer ser mais feliz? Controle-se Evitar impulsos nos faz eficientes e satisfeitos no longo prazo
O segredo é não deixar aflorar conflitos
Mesmo que sua conta bancária não seja tão alta, você talvez possua um dos bens mais preciosos do ser humano: o autocontrole.
Pelo menos na opinião do pesquisador Wilhelm Hofmann, da Universidade de Chicago, para quem a habilidade de administrar respostas interiores e evitar ações por impulso nos torna mais capazes de atingir objetivos de longo prazo, proporcionando uma vida mais satisfatória.
A equipe de Hofmann realizou um experimento com 414 adultos, que primeiro responderam a uma avaliação online sobre seu autocontrole e depois tiveram de monitorar, de forma aleatória, suas emoções ao longo da semana, além de registrar os desejos e sua resposta a eles.
Conclusão: participantes com maior autocontrole se sentiram mais felizes.
Basicamente, em vez de se privar de muita coisa em favor do autocontrole, os mais felizes evitam batalhas. O segredo é não deixar aflorar os conflitos internos.
Para Hofmann, a virtude do autocontrole não beneficia apenas aspectos como comer ou beber; ela também pode ajudar muito nos negócios, pois um líder mais controlado e menos conflituoso toma decisões mais eficientes.
Arquivos de Carlos Homfeldt/Época