QUERER NÃO É PODER
Há um ditado muito popular que diz: “QUERER É PODER”.
Eu entendo a boa intenção e o caráter motivacional que permeiam essa frase, mas discordo. Em muitas situações.
O ditado nos passa a ideia de que conseguir algo não requer esforço, trabalho e dedicação, mas penas muita vontade.
Mas QUERER NÃO É PODER. Querer é apenas querer.
No contexto do ditado, a palavra ‘poder’ se refere a conseguir, conquistar. Existe até uma versão repaginada deste ditado, que virou um mantra: “EU QUERO, EU POSSO, EU CONSIGO”.
Conseguir o que se quer é um processo, que passa por vários estágios e requer muita atitude: ESFORÇO, SACRIFÍCIO, DETERMINAÇÃO, FOCO, PLANEJAMENTO, ESTUDO, DISCIPLINA, VITÓRIAS e DERROTAS. Parece trabalhoso. E é.
Mas este texto não foi escrito para desmotivar ninguém, pelo contrário. O meu objetivo é nos fazer pensar de forma diferente, mais ampla, fora da caixa.
Se por um lado querer não é poder, por outro lado não conquistamos nada se não quisermos. Querer é a força que nos impulsiona a correr atrás!
Não podemos pressupor nada nessa vida como já conquistado. Aliás, normalmente quem pensa que a vitória é certa perde, porque se acomoda esperando que ela chegue.
Nós temos que fazer a nossa parte, e não achar derrotismo o fato de que “querer não é poder”. Ao contrário, é uma porta aberta para que a gente explore novas possibilidades. Um bom motivo para não ficarmos sentados esperando as coisas acontecerem, só porque queremos e merecemos.
Recomendados pelo LinkedIn
Aliás, nós seres humanos queremos tudo ao mesmo tempo, aqui e agora: sermos felizes, saudáveis, bem-sucedidos, amados – tudo isso com uma pitada de sorte. Talvez ricos, bonitos e influentes.
Porém, apesar de todos os esforços, isso nem sempre é possível. As variáveis e as exigências do mundo são tantas que é fácil desanimar em alguns momentos.
Quem inventou essa história de que “querer é poder” superestimou nossa capacidade de realização, a ponto de acreditarmos que conseguimos tudo o que queremos.
Nos fez acreditar que tudo depende de nós mesmos, e seremos fracassados se não atingirmos todos os nossos objetivos. Mas não é bem assim, nem tudo depende de nós.
Existem variáveis externas como economia, a vontade de outras pessoas, a vida. Só precisamos ajustar nossas expectativas de acordo com a nossa realidade e o esforço que vamos despender. Se nada do que você quer for possível, isso não te diminui como ser humano.
Mesmo que coisas ruins aconteçam, que você sofra derrotas, ainda é capaz de superar as adversidades. E vai descobrir que sua vida tem muito valor e que você tem valor diante da vida, independentemente de suas vitórias ou derrotas.
Numa de suas citações Bernardo Soares, semi-heterônimo de Fernando Pessoa escreveu:
“QUERER NÃO É PODER. QUEM PÔDE, QUIS ANTES DE PODER... QUEM QUER NUNCA HÁ-DE PODER, PORQUE SE PERDE EM QUERER.”
Querer vem antes de poder. Querer é fundamental para se conquistar algo, mas quem apenas quer porque acha que pode, acaba se perdendo no meio do caminho.
Então, se quiser algo, vá à luta! E se não der certo, não se culpe tanto. A vida sempre nos reserva boas surpresas!